‘Os Negros’ no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery

Estreia no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, dia 4 outubro, a peça “Os Negros” de Jean Genet. A obra encenada por Rogério de Carvalho faz uma abordagem aos estereótipos étnicos e inflete para debate em torno da igualdade de oportunidades.

‘Os Negros’ no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery
‘Os Negros’ no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery. Foto: ©Sofia Berberan

Os Negros” teve a sua primeira estreia em 1959, mas continua provocar e a manter a atualidade da reflexão. A peça, escrita por Jean Genet, sobe ao palco na quinta-feira, 4 de outubro, às 21h30, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery.

A versão encenada por Rogério de Carvalho estreia-se em Matosinhos. A peça procura refletir sobre a negritude e contrariar a imagem que o branco tem do negro. Naturalmente militante, mas também tocado pela poesia, o espetáculo conta com um elenco totalmente negro, como já sucedeu em 2006, aquando Rogério de Carvalho encenou a peça para o Teatro Nacional de São João.

“Os Negros” faz uma abordagem aos estereótipos étnicos numa reflexão dura em torno do antagonismo que esteve na base da “luta pelo fim da segregação racial, e que talvez continue a dominar o debate em torno da igualdade de oportunidades”. Para o encenador “o horror do espetáculo está em tratá-lo de uma forma irónica, atingindo as fronteiras da paródia.”

É conhecido “o caráter subversivo do texto de Jean Genet”, pois “o autor aconselhou que, se por um acaso muito estranho for representada para um público de negros, seria necessário, em cada sessão, convidar um branco”. Neste caso o autor escreveu “o produtor do espetáculo deverá recebê-lo com a maior solenidade, fazer com que se vista de cerimónia e conduzi-lo ao seu lugar, de preferência na primeira fila da plateia. Os atores irão representar só para ele. E durante todo o espetáculo um projetor incidirá sobre este branco simbólico. E se nenhum branco estiver disposto a isso? Então distribuam à entrada máscaras de brancos ao público negro.”

Com coprodução do Teatro Griot e do São Luiz Teatro Municipal, o espetáculo estreou-se em Lisboa em outubro de 2017, na Sala Luís Miguel Cintra do Teatro São Luiz. O texto de Genet foi traduzido por Armando Silva Carvalho, e integram o elenco Angelo Torres, Binete Undonque, Daniel Martinho, Gio Lourenço, Júlio Mesquita, Laurinda Chiungue, Matamba Joaquim, Miguel Sermão, Odete Mosso, Orlando Sérgio, Renée Vidal, Sandra Hung e Zia Soares

“Os Negros” de Jean Genet

Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery

Estreia dia 4 de outubro às 21h30

Bilhetes: normal, 7,50€; c/desconto, 5€.