Osteoporose afeta 800 mil portugueses

“Impeça a Osteoporose de Quebrar a sua Rotina” é o titulo da campanha de sensibilização sobre a doença, que decorreu hoje, 20 de outubro, no Dia Mundial da Osteoporose. Uma doença que afeta 800 mil portugueses.

Osteoporose afeta 800 mil portugueses
Osteoporose afeta 800 mil portugueses. Foto: © Rosa Pinto/arquivo

A Associação Portuguesa Contra a Osteoporose, a Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas e Metabólicas e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia levam a cabo uma iniciativa com o titulo “Impeça que a Osteoporose Quebre a Sua Rotina”, assinalando o Dia Mundial da Osteoporose, 20 de outubro.

A Osteoporose afeta cerca de 800 mil portugueses. Os ossos tornam-se mais frágeis e quebradiços. A doença reduz drasticamente a qualidade de vida dos pacientes e impede-os de muitas atividades diárias básicas.

As três entidades animaram hoje uma ação de sensibilização com uma performance artística no Metro de Lisboa, em São Sebastião, e na Praça Novo Mundo, do Centro Comercial Colombo. O objetivo da campanha “Impeça que a Osteoporose Quebre a Sua Rotina”, é dar a conhecer o impacto que a osteoporose pode ter na vida ativa das pessoas.

Atualmente 80% dos doentes apresentam alguma limitação na realização das atividades da vida diária um ano depois de uma fratura da anca, 40% não são capazes de caminhar de forma autónoma e 30% apresentam limitação funcional significativa e permanente. Além disso, por cada dez doentes que sofrem uma fratura do fémur, um morre no ano seguinte ao acidente.