Outono CulturArte – cinema, teatro, música e dança em Reguengos de Monsaraz

Município de Reguengos de Monsaraz organiza programação cultural com várias artes durante dois meses. De 1 de outubro a 25 de novembro de 2023 há cinema, teatro, música e dança.

Outono CulturArte - cinema, teatro, música e dança em Reguengos de Monsaraz
Outono CulturArte - cinema, teatro, música e dança em Reguengos de Monsaraz. Foto: DR

Outono CulturArte, uma iniciativa do Município de Reguengos de Monsaraz que possui cinema, teatro, música e dança, durante os meses de outubro e de novembro de 2023.

No dia 1 de outubro, às 18h00, inicia o evento com o primeiro espetáculo da agenda, a representação do “Auto da Criação do Mundo” pelos Bonecos de Santo Aleixo do CENDREV – Centro Dramático de Évora, no auditório municipal de Reguengos de Monsaraz, com entrada gratuita. Os atores do CENDREV apresentam a história de Adão e Eva com os acontecimentos que levaram à sua expulsão do paraíso e da vida dos seus filhos Abel e Caim na terra.

No dia 13 de outubro, às 21h30, está marcada a abertura do ciclo de cinema português com a exibição do filme “Por do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó”, realizado por Manuel Pureza e com atores como Diogo Infante, Sofia Sá da Bandeira, José Raposo, Carla Andrino, Manuel Cavaco, Rui Melo, Diogo Amaral, Gabriela Barros e Marco Delgado. A longa-metragem estreou em agosto nos cinemas e é uma paródia ao formato habitual das telenovelas.

No dia 14 de outubro, pelas 17h30, vai para a tela o filme “Os Verdes Anos”, datado de 1963, que marcou a estreia na realização de Paulo Rocha e teve produção de António da Cunha Telles e música de Carlos Paredes. Às 21h30 poderá ser visto o documentário “Belarmino”, de 1964, do cineasta Fernando Lopes, que conta a história do pugilista Belarmino Fragoso, antigo campeão de boxe que vivia na miséria, ganhou muito dinheiro e atingiu a fama, voltando depois à miséria.

No dia 15 de outubro, pelas 17h30, “Variações”, realizado por João Maia e estreado em 2019, retrata os últimos anos de António Variações, barbeiro e conhecido na vida noturna da capital no final da década de 1970, que perseguiu o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber nada sobre música.

Ainda no dia 15 de outubro, às 21h30 será exibido o novo filme de Vicente Alves do Ó, “Amadeo”, uma longa-metragem de ficção histórica que estreou no início deste ano e é inspirada na vida do pintor modernista, futurista, cubista e expressionista Amadeo de Souza-Cardoso, que foi amigo de Picasso, Gaudi, Modigliani, Apollinaire e Delaunay.

Os filmes do ciclo de cinema português são todos exibidos no auditório municipal, os bilhetes custam 2 euros e estão à venda das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz e no próprio dia uma hora antes da sessão.

No dia 22 de outubro, a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense vai realizar um concerto, com entrada gratuita, às 17h30, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições, com a participação da ADAP-SAR – Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense.

No dia 29 de outubro, pelas 21h30, no auditório municipal vai ouvir-se jazz no Concerto Entre Paredes, com Bernardo Moreira Sexteto.

O regresso do contrabaixista Bernardo Moreira à música de Carlos Paredes com o disco “Entre Paredes”, em homenagem ao mestre da guitarra portuguesa. Bernardo Moreira Sexteto é um projeto em que o contrabaixista está acompanhado por João Moreira (trompete), Tomás Marques (saxofone), Mário Delgado (guitarra), Ricardo Dias (piano) e Joel Silva (bateria) e que foi o vencedor da edição de 2022 do Prémio Carlos Paredes. Os bilhetes para o concerto custam dois euros e vão estar à venda no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.

No dia 4 de novembro, às 21h30, sobe ao palco do auditório municipal o Coimbra Gospel Choir, grupo que surgiu em 2012 e já realizou mais de 400 concertos em Portugal. No espetáculo vão ser interpretados espirituais negros e temas gospel de autores contemporâneos de vários países. Os bilhetes custam dois euros e estarão igualmente à venda no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.

No dia 11 de novembro, pelas 21h30, no auditório municipal realiza-se o espetáculo Descobri-quê? do Teatro Nacional D. Maria II, que pretende contribuir para a descolonização do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português. O espetáculo é orientado para um público juvenil e resulta da colaboração dos criadores Cátia Pinheiro e José Nunes com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro. Os bilhetes vão estar à venda a 2 euros no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.

No dia 18 de novembro, às 21h30, a banda Ao Lado, com o reguenguense Rui Cancela, vai estrear-se com um concerto, no auditório municipal.

No dia 25 de novembro, às 21h30 e fechar o Outono CulturArte realiza-se, no auditório municipal, um espetáculo de flamenco andaluz com o grupo Flamenco Passion. O Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz terá bilhetes à venda a 5 euros para cada um destes dois espetáculos.