Ovibeja 2024 celebra 40º aniversário com reforço e diversidade de expositores

A Ovibeja, que decorre de 30 de abril a 5 de maio, celebra, em 2024, o seu 40º aniversário. Este ano com mais expositores e maior diversidade que nos anos anteriores, sendo que a pluralidade a grande marca do evento.

Ovibeja 2024 celebra 40º aniversário com reforço e diversidade de expositores
Ovibeja 2024 celebra 40º aniversário com reforço e diversidade de expositores. Foto: DR

O evento, em Beja, deste ano, integra expositores de norte a sul de Portugal e também da vizinha Espanha, com exposição e venda de produtos agroalimentares, artesanato, máquinas e equipamentos agrícolas e os mais diversos serviços. Na Ovibeja é de destacar uma grande exposição pecuária, com cerca de 400 animais, fundamentalmente de raças autóctones.

Para além das exposições da Ovibeja fazem parte um grande conjunto diversificado de iniciativas culturais e recreativas, e onde vão em foco provas hípicas, provas com cães, concursos de ovinos (raças Campaniça, Merina Branca e Merina Preta) e de suínos de Raça Alentejana.

O Associativismo agrícola – que está na génese da Ovibeja – vai em 2024 ser o tema central, a ser refletido em várias conferências. Sendo uma das conferências do dia no dia 2 de maio dinamizada pela ACOS, que é a entidade organizadora do evento. O painel será constituído por representantes das diferentes confederações agrícolas nacionais, CAP, CNA, Confagri e AJAP, e ainda pela OVIPOR, uma cooperativa espanhola, parceira da ACOS.

Para um enquadramento do associativismo agrícola foi convidado o ex-Ministro da Agricultura e sociólogo, Luís Capoulas Santos, profundo conhecedor da temática. A moderação caberá à Jornalista Inês Patola. Mas a conferência tratará de muitos outros temas para reflexão e debate a serem promovidos por entidades participantes no evento.

A Ovibeja de 2024 vai retomar a iniciativa da Região Convidada que, nesta edição, irá ao Concelho do Fundão. Entre outras ações previstas no âmbito da partilha de conhecimento, destaca-se a conferência a organizar pela ACOS sobre Integração de migrantes no Baixo Alentejo. Para refletir sobre esta temática de grande relevo na atualidade, conta-se com a participação da representante do Centro para as Migrações do Fundão, Filipa Batista, do Chefe de Missão da OIM Portugal – Organização Internacional para as Migrações, Vasco Malta e de um representante da ACOS.

No ramo alimentar presente na Ovibeja, um dos destaques vai para o Pavilhão Sabor Alentejo que faz apelo a todos os sentidos, com uma completa panóplia de produtos agroalimentares de qualidade superior, desde queijos e enchidos, vinho, azeite, pão, mel, doces, chocolates. O evento conta ainda com mais de uma dezena de restaurantes de carnes certificadas, vários quiosques de “comes e bebes” e diversos espaços de “Street Food”.

Para o Campo da Feira estão projetadas demonstrações de novas tecnologias associadas à Inteligência Artificial, como tripulação de drones e outros equipamentos, assim como colóquios sobre temas da atualidade. Um espaço que vai contar com a presença e participação de vários centros de competências (que baseiam a sua atividade em projetos de investigação e conhecimento) de que a ACOS faz parte, alguns deles desde a sua fundação.

O Município do Fundão irá evidenciar o projeto Agrotech Fundão, um laboratório em contexto real de testagem e demonstração de tecnologia para estimular a competitividade e a precisão na agricultura.

Quanto ao cartaz de concertos e animação cultural, um dos vários pontos altos é a celebração do 10º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Um evento a ter lugar no dia 4 de maio (sábado), que depois de almoço, vai contar com todos os grupos do Comboio do Cante, da zona da Grande Lisboa, e todos os outros da região e de outras zonas do país que tenham disponibilidade para participar. A ideia é celebrar o cante em uníssono, como já aconteceu em 2015, que juntou mais de dois mil cantadores de mais de cem grupos corais.

Nos vários dias em que decorre a Ovibeja háverá música e animação em diferentes espaços do evento e os grandes concertos da noite: Calema, no dia 30 de abril, Buba Espinho, no dia 1 de maio, The Lucky Duckies, a 2, UB40 a 3 de maio e Ana Moura a 4 de maio.