Parque Fluvial Cinco Reis avança para valorizar turismo do interior

Com financiamento de 90% do Turismo de Portugal, e restante da Camara Municipal de Beja e da EDIA, avança o projeto do Parque Fluvial Cinco Reis. Uma infraestrutura com diversas valências que potencia e valoriza o turismo na região de Beja.

Parque Fluvial Cinco Reis avança para valorizar turismo do interior
Parque Fluvial Cinco Reis avança para valorizar turismo do interior. Foto: DR

O Parque Fluvial Cinco Reis potencia turisticamente o concelho de Beja, com uma série de atividades junto da Albufeira. De entre as diversas valências estão, a observação de aves, atividades náuticas não motorizadas, uma praia fluvial com o respetivo apoio de praia, bem como um parque de merendas e um circuito de manutenção.

O parque é dotado, para as diversas atividades, de equipamentos necessários à fruição ao ar livre com qualidade e à prática desportiva.

A localização do Parque Fluvial Cinco Reis apresenta excecional beleza e riqueza patrimonial, potenciando a criação de sinergias de visitação cultural e arqueológica que favorecem a dinamização da importante Villa Romana de Pisões, localizada a menos de um quilómetro, e a promoção de rotas pedonais e cicláveis entre esta Albufeira, a cidade de Beja e as povoações de Penedo Gordo, Beringel e S. Brissos.

O Parque Fluvial de Cinco Reis reforça a ligação da cidade à sua envolvente, nomeadamente em termos agrícolas, ambientais e culturais, capacitando este novo espaço das valências necessárias à promoção da qualidade de vida no concelho.

Para a construção do Parque Fluvial Cinco Reis na Albufeira a cerca de quatro quilómetros de Beja, no centro geográfico do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, é assinado o contrato de financiamento no âmbito de uma candidatura à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

O projeto é financiado a 90% pela Turismo de Portugal e o restante valor pelo Município de Beja e a EDIA, a entidade parceira que é fundamental na conceção do projeto desde o primeiro momento.

Para o projeto do Parque Fluvial Cinco Reis são ainda importantes a União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista na medida que vão garantir a manutenção do espaço, em parceria com o Município de Beja.