Parque fotovoltaico em edifício Grupo Everybody Wins reduz fatura da energia

Parque fotovoltaico em edifício Grupo Everybody Wins reduz fatura da energia
Parque fotovoltaico em edifício Grupo Everybody Wins reduz fatura da energia. Foto: DR

Parque fotovoltaico de 110 painéis instalado na cobertura do edifício sede do Grupo Everybody Wins, localizado na Quinta da Beloura, Sintra, permite a produção de energia de fonte renovável, para os 5 pisos do edifício.

Com esta instalação, o Grupo de franchising, que possui as marcas RE/MAX, MELOM e Querido Mudei a Casa Obras, MaxFinance Portugal e LeaseCapital, prevê reduzir os consumos do edifício em 95% na fatura da energia. Uma aposta na otimização energética e um compromisso com o ambiente.

A aposta do Grupo Everybody Wins está em linha com o acordo alcançado em dezembro de 2023, na Cimeira do Clima – COP28, que decorreu no Dubai, e que aprovou uma transição para o abandono dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos “de forma justa, ordenada e equitativa”, acelerando a ação nesta década para atingir as emissões zero de gases com efeito de estufa em 2050.

Na lista de intenções saídas da COP28 estão também triplicar a produção de energia renovável a nível mundial e duplicar até 2030 a taxa média anual global de melhoria da eficiência energética, bem como acelerar os esforços no sentido da eliminação progressiva da produção de energia a partir do carvão.

Ora, o consumo de energia é um dos principais contribuintes para as emissões de gases de estufa, e por isso o Grupo Everybody Wins indicou que tem vindo a diminuir os consumos, através da utilização de iluminação LED e equipamentos que permitem reduzir os consumos, tendo em julho de 2023, instalado mais de seis mil lâmpadas led. O Grupo reduziu, nessa fase, os seus consumos em 65% na fatura da energia.

“Todos nós temos um papel a desempenhar na proteção do nosso planeta. Juntos, podemos construir um futuro onde a sustentabilidade seja a norma e não a exceção. Temos muito orgulho em ser um Grupo amigo do ambiente e acreditamos na premissa que pequenos gestos possam efetivamente mudar o mundo, sendo possível alcançar resultados tangíveis, através de ações concretas”, concluiu Manuel Alvarez, presidente Grupo Everybody Wins, citado em comunicado pela empresa.

A preocupação com o ambiente faz parte do Grupo Everybody Wins, refere o comunicado, indicando que “em setembro de 2022, solidários com o flagelo dos incêndios florestais desse verão, 120 colaboradores do Grupo levaram a cabo uma ação em defesa da natureza e que se traduziu na plantação de 200 pinheiros-bravos, na zona de Benavente. Essa iniciativa, de cariz ambiental, teve como propósito sensibilizar as equipas dos serviços centrais para a importância do contributo individual e coletivo na preservação dos recursos e do ecossistema, numa ação que, mais do que plantação, assumiu o compromisso de manutenção das árvores.”