A Paixão Segundo Mateus é uma das obras mais importantes do compositor Johann Sebastian Bach assim como da história da música. É também, por consequência, uma das obras mais interpretadas na história do Coro Gulbenkian.
Escrita em 1727, a Paixão Segundo São Mateus foi apresentada pela primeira vez na sexta-feira Santa de 1727, na Igreja de São Tomás, em Leipzig. A oratória representa o sofrimento e a morte de Cristo segundo o Evangelho de Mateus, com libreto de Picander (Christian Friedrich Henrici), e é a obra mais extensa do compositor alemão. No entanto, após a morte de Bach, a oratória caiu em esquecimento.
É apenas em 1829, um século após a sua estreia, que a Paixão Segundo São Mateus viria a ganhar um protagonismo que se mantém até aos dias de hoje, quando o compositor e maestro Felix Mendelssohn Bartholdy a apresenta, numa versão reduzida, em Berlim.
Michel Corboz, há 45 anos na direção do Coro Gulbenkian e um especialista na música de Bach, dirige este concerto que reúne um elenco de solistas de renome, entre os quais se encontram Rachel Harnisch, Carlos Mena, Hans Jörg Mammel, Christophe Einhorn e Christian Immler. O concerto conta ainda com a participação do Coro Infantil da Academia de Música de Santa Cecília.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta