Passagem de Ano na Praça do Comércio em Lisboa com regras de segurança

Lisboa festeja passagem de ano na Praça do Comércio onde são esperadas cerca de 250 mil pessoas. A Polícia de Segurança Pública vai garantir a segurança no local e introduziu diversos sistemas de controlo de acesso.

Passagem de Ano na Praça do Comércio em Lisboa com regras de segurança
Passagem de Ano na Praça do Comércio em Lisboa com regras de segurança. Foto: © Rosa Pinto/arquivo

No dia 31 de dezembro a na Praça do Comércio em Lisboa é considerado um recinto improvisado para a realização das festas de fim de ano e vão ser introduzidos perímetros de segurança com a criação de nove portais de acesso com revista de entrada.

Para assegurar a segurança de pessoas e bens e facilitar a intervenção, em caso de necessidade, de meios de proteção e socorro, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública indicou que a zona baixa da cidade vai estar sujeita a diversos condicionamentos de trânsito com cortes de acesso de várias artérias a partir das 17h00.

Na noite de passagem do ano, 31 de dezembro, o recinto da vai abrir ao público às 19h00, por isso a PSP aconselha que quem pretender celebrar a passagem do ano na Praça do Comércio deve dirigir-se aos locais de acesso com a maior antecedência possível.

A PSP indicou que não vai ser permitida a entrada no recinto de diversos objetos como garrafas e copos de vidro, chapéus-de-chuva com hastes compridas, qualquer tipo de armas de fogo ou armas brancas, estupefacientes, entre outros.

Se houver necessidade de levar mochilas ou bolsas estas não devem ser de tamanho superior a uma folha A3.

Para o dia 31 de dezembro de 2019/01 de Janeiro de 2020 o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública indicou que o corte total de trânsito – vias conducentes à Praça do Comércio – é feito a partir das 17h00.

Com cortes principais:

Av.ª 24 de Julho c/ Av.ª D. Carlos I;
Rua de S. Paulo;
Praça Duque de Terceira/Cais do Sodré (trânsito é desviado para a Rua do Alecrim ou inverte e segue para a Av.ª 24 de Julho);
Rua do Arsenal;
Av.ª Infante D. Henrique (Viaduto da Av.ª Mouzinho de Albuquerque – corte TOTAL, exceto Transportes Públicos, que poderão circular só até St.ª Apolónia); CARRIS passará no ponto anterior, mas inverte junto ao Largo Terreiro do Trigo;
Av.ª Infante D. Henrique c/ Estação Sul e Sueste, por forma a isolar-se a Av.ª Ribeira das Naus;
Rua da Alfândega c/ Praça do Comércio;
Rua Vitor Cordom c/ Calçada do Ferregial;
Restauradores Sul;
Rossio – Praça D. Pedro IV, encerrado o acesso à Rua do Ouro;
Praça da Figueira – Encerrado o acesso à Rua dos Fanqueiros e Rua dos Douradores;
Rua da Conceição – encerrada.

Em face dos condicionamentos a PSP aconselha:

A utilização de transportes públicos;
Não ingira bebidas alcoólicas em excesso – Se conduzir não beba. No período em apreço e especialmente na madruga de 01 de Janeiro de 2020, a PSP tem prevista a realização de diversas Operações de Fiscalização Rodoviária, visando precisamente dissuadir os comportamentos de risco associados ao consumo de bebidas alcoólica versus condução;
Se estacionar na via pública, verifique se o seu veículo permite a circulação de veículos de emergência;
Verifique se deixou o veículo trancado e não deixe valores à vista no seu interior;
Não ostente bens pessoais de valor, especialmente telemóvel, carteira e relógio;
Seja cooperante com os agentes de autoridade e um órgão facilitador da ação policial, não comprometa a sua segurança e a dos outros cidadãos e não adote comportamentos de risco;
No dia 31 de dezembro, evite transportar para o interior do perímetro carrinhos de bebé ou cadeiras para suprir a mobilidade reduzida, pois o seu uso no meio de milhares de pessoas condicionará a sua utilização e poderá colocar em risco os demais presentes na Praça. Caso seja imperioso levarem, pela razão da idade dos bebés e/ou mobilidade do utilizador, a PSP aconselha a evitar a concentração na zona mais próxima ao Cais das Colunas.
Se considerar necessária a intervenção da polícia não hesite em pedir a colaboração, ligando para o 112, em caso de emergência, e memorize no seu telemóvel o seguinte número de telefone do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP: 21 765 42 42, ou digite no seu telemóvel [21polícia].