Passatempo de Fotografia: “A Saúde Mental para mim é…”

Passatempo de Fotografia: “A Saúde Mental para mim é...” é o desafio lançado pela Farmácia Oeiras Figueirinha e Fórum Sócio-Ocupacional de Oeiras para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental. A ideia é retratar em fotografia o conceito pessoal de saúde mental.

Passatempo de Fotografia: “A Saúde Mental para mim é...”
Passatempo de Fotografia: “A Saúde Mental para mim é...”. Foto: DR

A Farmácia Oeiras Figueirinha promove, com o apoio do Fórum Sócio-Ocupacional de Oeiras da ARIA e da Câmara Municipal de Oeiras, o passatempo de fotografia “A Saúde Mental para mim é…”. A iniciativa decorre entre o dia 15 de julho e 1 de setembro, e é no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental.

O Passatempo “A Saúde Mental para mim é…” desafia os participantes a retratarem a saúde mental numa fotografia. As três fotografias mais originais e criativas ganham um Cabaz de Produtos Holon.

Catarina Almeida, Farmacêutica da Farmácia Oeiras Figueirinha, referiu: “Pretendemos com este desafio que as pessoas reflitam sobre a condição das doenças mentais e o seu impacto socioeconómico.”

A farmacêutica esclareceu que “segundo um relatório do Programa Nacional para a Saúde Mental, Portugal tem a taxa mais elevada de doenças mentais da Europa e de consumo de antidepressivos para o tratamento da depressão e de perturbações de ansiedade.”

Durante o período do passatempo, 15 de julho a 1 de setembro, o interessado pode enviar a fotografia a concurso para o endereço eletrónico , devidamente identificada e acompanhada de uma memória descritiva, de acordo com o regulamento do passatempo.

Todas as fotografias apresentadas ao passatempo são expostas, para votação na Farmácia Oeiras Figueirinha, de 2 de setembro a 1 de outubro.

No Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, ao fim da tarde é realizada a cerimónia “Saúde Mental Sunset”, no Auditório César Batalha, Alto da Barra, onde são expostas as fotografias vencedoras e decorre a respetiva entrega de prémios.

Os responsáveis da iniciativa pretendem alertar para as questões da saúde mental e por isso um apelo à participação de partilha de fotografias criativas sobre o conceito de cada um sobre uma mente saudável.

Passatempo de Fotografia: “A Saúde Mental para mim é...”
Passatempo de Fotografia: “A Saúde Mental para mim é…”