Patrícia Gomes Lucas distinguida com Prémio Victor de Sá de História Contemporânea

Investigadora Patrícia Gomes Lucas da Universidade do Minho é distinguida com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, pelo trabalho sobre o Partido Regenerador em Portugal no período da monarquia constitucional.

Patrícia Gomes Lucas distinguida com Prémio Victor de Sá de História Contemporânea
Patrícia Gomes Lucas distinguida com Prémio Victor de Sá de História Contemporânea. Foto: DR

O Conselho Cultural da Universidade do Minho (CCUM) distinguiu Patrícia Isabel Gomes Lucas com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2019, devido ao seu trabalho de análise do Partido Regenerador em Portugal no período da monarquia constitucional. Trata-se do maior galardão do país para jovens investigadores em História Contemporânea.

O CCUM distinguiu também com uma menção honrosa o trabalho de Maria Inês Rodrigues sobre o Massacre de 1953, em São Tomé e Príncipe. A entrega dos prémios e a apresentação dos trabalhos ocorre no próximo mês de dezembro.

No trabalho de Patrícia Gomes Lucas, “Partidos e política na monarquia constitucional: O caso do Partido Regenerador (1851-1910)”, pretendeu estudar, através da análise das caraterísticas específicas do partido, os motivos que garantiram a sua longevidade e que o distinguiram das restantes formações partidárias da época. A investigação pretendeu ainda analisar a evolução, funcionamento interno e a representação e comportamento do Partido Regenerador na sequência de duas eleições, em 1881 e 1901.

“Este é um prémio prestigiado nesta área da história, daí que esteja muito feliz por me ter sido atribuído. Fico ainda mais satisfeita por saber que uma tese, que demorou anos a ser produzida e que envolveu muito esforço, deu frutos e motivou o reconhecimento do meio académico”, referiu Patrícia Gomes Lucas.

O júri do prémio distinguiu ainda com uma menção honrosa Maria Inês Martins Birrento do Nascimento Rodrigues, pela obra “Espectros de Batepá: Memórias e narrativas do «Massacre de 1953» em São Tomé e Príncipe”. Um trabalho que pretende trazer para o centro da investigação, não apenas o evento histórico, mas toda a dimensão simbólica que acarreta.

O júri da 28ª edição do Prémio Victor de Sá foi presidido por Viriato Capela, professor catedrático da Universidade do Minho, e teve como vogais os docentes António Pires Ventura, da Universidade de Lisboa e João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra.

O concurso foi bastante participado, o que revela o prestígio alcançado e a vitalidade da historiografia portuguesa contemporânea. O galardão nasceu em 1991 pelo humanista Victor de Sá, foi reconhecido como sendo de manifesto interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e é também apoiado por mecenas públicos e privados.

Patrícia Gomes Lucas investigadora de história politica

Patrícia Gomes Lucas é licenciada em História (2010) e mestre em História Contemporânea (2013) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação subordinada ao tema Conde de Casal Ribeiro: um percurso político no liberalismo oitocentista (1846-1896).

É ainda doutorada em História Contemporânea (2019) pela mesma instituição, com uma tese subordinada ao tema “Partidos e política na Monarquia Constitucional: o caso do Partido Regenerador (1851-1910)”, que recebeu a qualificação de Muito Bom por unanimidade.

A investigadora participou em projetos de investigação nas áreas da história política, história económica e demografia em várias instituições científicas, e está integrada no Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH), onde colabora atualmente num projeto de investigação sobre a figura do engenheiro Frederico Ressano Garcia.

Patrícia Gomes Lucas é também membro da Comissão Organizadora das Comemorações do Bicentenário da Revolução de 1820. As suas principais áreas de investigação são história política, partidos políticos, eleições e representação, biografias e prosopografias.