Património histórico na Bahia vai ser recuperado com programa Revive

Na Bahia, no Brasil, o património histórico relacionado com a cultura lusófona vai ser recuperado com recurso ao modelo Revive usado em Portugal. Um protocolo entre o Estado da Bahia e Portugal permite estudos do património.

Património histórico na Bahia vai ser recuperado com programa Revive
Património histórico na Bahia vai ser recuperado com programa Revive. Foto: © Rosa Pinto

Programa Revive vai ser implementado na Estado da Bahia, no Brasil, para promover a recuperação e dinamização económica do património histórico relacionado com a cultura lusófona. O protocolo de cooperação entre Portugal e Estado da Bahia já foi assinado.

Ao abrigo do protocolo, o Estado da Bahia vai iniciar a recuperação, preservação e rentabilização de património público devoluto de elevado valor patrimonial, cultural e histórico que esteja relacionado com a cultura lusófona, promovendo a sua transformação num ativo económico, tal como tem vindo a ser feito com o Programa Revive, em Portugal.

Portugal vai colaborar com o Estado da Bahia na identificação dos imóveis-piloto que vão integrar o programa, e apoiar na elaboração de estudos de levantamento arquitetónico, avaliação ou memória histórica.

Em Portugal o Revive é um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças que tem como objetivo promover a requalificação e aproveitamento turístico de um conjunto de 33 imóveis classificados do Estado português, convertendo-os em ativos económicos, geradores de emprego e riqueza.

Até ao momento, em Portugal já foram lançados 17 concursos de concessão, e no hoje, 22 de junho, vai ser inaugurado o primeiro hotel requalificado ao abrigo do Revive, em Elvas.

Na mesma linha de recuperação de património histórico, Portugal está a desenvolver parcerias, para além do Brasil, com vários países no âmbito do Revive, entre os quais São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde.