Paulo Lourenço assume cargo de Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional

João Cravinho, Ministro da Defesa Nacional, nomeia Paulo Jorge Lopes Lourenço, como Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional. O diplomata vai exercer o cargo em regime de substituição.

Paulo Lourenço assume cargo de Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional
Paulo Lourenço assume cargo de Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional. Foto: © Rosa Pinto

O Ministro da Defesa Nacional acaba de nomear Paulo Jorge Lopes Lourenço para exercer o cargo de Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, em regime de substituição, e inicia funções dia 18 de fevereiro.

Paulo Lourenço é Diplomata de carreira e Mestre em Direito, passou pelas Embaixadas de Portugal em Luanda, Londres, Sarajevo e Belgrado, e foi Cônsul-Geral em São Paulo. Nos últimos 18 meses, exerceu funções como Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, João Cravinho.

O Diplomata foi também adjunto no gabinete do Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Paulo Portas, e no gabinete do Ministro da Defesa Nacional, Luís Amado, entre 2004 e 2006. Foi ainda adjunto do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, entre 2006 e 2009. No decurso destas funções, Paulo Lourenço acompanhou sempre matérias relacionadas com as áreas de Segurança e Defesa.

Com comprovada experiência na área, o perfil pessoal e profissional de Paulo Lourenço corresponde a todas as exigências do cargo de Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, que se encontra vago, em virtude de o anterior Diretor-Geral, Nuno Pinheiro Torres, ter solicitado a cessação da sua comissão de serviço para assumir um cargo internacional, lê-se na nota do Ministério da Defesa Nacional (MDN).

Para o MDN a designação de Paulo Lourenço como Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional permitirá responder às exigentes missões desta Direção-Geral. Os procedimentos legais para abertura de procedimento concursal para o preenchimento do cargo de Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional estão a ser desencadeados, junto da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).