Pedro Morouço reeleito na direção da International Society of Biomechanics in Sport

Pedro Morouço reeleito na direção da International Society of Biomechanics in Sport para um novo mandato de 2018/2020. O docente e investigador do Politécnico de Leiria é o primeiro português a exercer o cargo, colocando Portugal no topo da investigação em biomecânica do desporto.

edro Morouço reeleito na direção da International Society of Biomechanics in Sport
edro Morouço reeleito na direção da International Society of Biomechanics in Sport. Foto: DR

A reeleição do investigador, Pedro Morouço, para a direção da International Society of Biomechanics in Sport, depois de ter já ter exercido funções diretivas na sociedade entre 2016 e 2018, demonstra a relevância do trabalho de investigação na área e o reconhecimento da mesma pelos seus pares.

Pedro Morouço é licenciado e mestre pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. É docente do departamento em Motricidade Humana e Linguagens Artísticas na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, onde é coordenador do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens. Pedro Morouço é também investigador, do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, onde é responsável pelo Grupo de Biofabricação.

O investigador tem vindo a participação em vários projetos nacionais e internacionais, e atualmente é o investigador principal do projeto “2bio4cartilage – Programa de intervenção integrada para prevenção e tratamento de lesões de cartilagem”, e diretor científico do projeto de investigação “Print-on-organs: Engineering bioinks and processes for direct printing on organs”. “A sua atividade de investigação concentra-se principalmente na engenharia de produtos e processos, com o objetivo de diminuir a distância entre o laboratório e as aplicações in vivo.”

Pedro Morouço é autor e coautor de três livros e mais de 200 trabalhos científicos. É também “membro do Conselho Consultivo em Engenharia Biomédica para a Cambridge Scholars Publishing, e membro editorial e revisor de inúmeras publicações”. É diretor na área de formação da Federação Portuguesa de Natação.

O investigador tem vindo a colocar o acento tónico “na comunicação científica a públicos mais vastos, tendo já arrecadado dois prémios nos Concursos Nacionais de Comunicação Científica, e representado Portugal no Famelab Olympics 2012, em Dublin, e venceu o concurso The Publishing Method da American Journal Experts em 2017, e foi ainda distinguido, pelos seus estudos em torno da performance em natação de alto nível, com o “Hans Gros New Investigator Award 2014”, e o “Hans Gros Emerging Researcher Award 2017”, tornando-se o primeiro português distinguido com o prémio. Um prémio que reconhece a excelência em investigação. Em 2017 foi distinguido com o Prémio Prestígio pelo Município de Leiria.