Pedro Segundo em concerto no Centro Cultural de Belém

Pedro Segundo com concerto de estreia a solo no Centro Cultural de Belém. O baterista e percussionista com Segundo Stanley Hammond Organ Duo no dia 4 de maio, às 21h00, no Pequeno Auditório.

Pedro Segundo em concerto no Centro Cultural de Belém
Pedro Segundo em concerto no Centro Cultural de Belém

O baterista e percussionista português, Pedro Segundo, que vive entre Londres e os EUA, depois de vários projetos com outros artistas, estreia finalmente o seu primeiro trabalho em nome próprio no dia 4 de maio, no Centro Cultural de Belém.

O Segundo Stanley Hammond Organ Duo nasceu em 2015 como resultado de uma noite imprevista no bar Kansas Smittys, em Hackney, Londres. O concerto lotado confirmou a importância de continuar este raro formato que pretende explorar ao máximo as possibilidades entre o órgão hammond e a bateria, repetindo a tradição jazz e introduzindo elementos contemporâneos.

Pedro Segundo e Ross Stanley conheceram-se através do trombonista Dennis Rollins e juntos percorreram milhares de quilómetros pelo Reino Unido e outros países europeus.

Pedro Segundo é baterista, percussionista e timpaneiro e já tocou com Dennis Rollins, Kansas Smitty’s House Band, Judith Owen e Academy of Saint Martin in the Fields com Murray Perahia, Joshua Bell e, mais recentemente, com o lendário Sir Neville Marriner. Em 2015, estreou o seu projeto Solo Segundo, integrado na programação do London Jazz Festival. Ross Stanley, pianista e organista jazz, colaborou com Eddie Gomez, Pino Palladino, Seamus Blake, Will Vinson e participou em digressões com Maceo Parker, Tom Jones, Jamie Cullum, ZIgaboo Modeliste, Steve Ferrone, Hamish Stuart e Steve Howe.

Pedro Segundo nasceu em Lisboa em 1988 e começou a tocar bateria aos oito anos de idade. Estudou no Conservatório de Lisboa e teve professores como os timpaneiros clássicos e percussionistas Carlos Voss e Carlos Girão. A paixão e dedicação de Pedro para a performance da música jazz desenvolveu-se quando visitou Barcelona na prestigiada Escola de Verão Taller de Music, conhecida por nomes como Pablo Posa, Vicens Soler e Riqui Sabates. Decidiu ir estudar para a Escola de Música e Teatro de Guildhall: ensaiava durante o dia e aprendia com os melhores no mitíco clube Ronnie Scott’s todas as noites.

O baterista português foi escolhido pelo Ronnie’s em 2010 para ser o baterista da casa com Ronnie Scotts All stars, seguindo os passos do falecido e lendário Chris Dagley.

Mais recentemente atuou com a cantora e pianista de jazz Judith Owen em Portugal, em dois concertos esgotados em Lisboa e Cascais.

No dia 5 de maio, Pedro Segundo participa no projeto de Júlio Resende, “Cinderella Cyborg”, na Fábrica Ideias na Gafanha da Nazaré.