Pfizer lança programa para projetos digitais sobre vacinação

Pfizer pretende apoiar projetos de empreendedores e startups que ofereçam soluções digitais para aumentar conhecimento sobre doenças preveníveis por vacinação e sobre a importância da vacinação ao longo da vida. Vaccines Open Tech Awards está aberto até 30 de outubro.

Pfizer lança programa para projetos digitais sobre vacinação
Pfizer lança programa para projetos digitais sobre vacinação. Foto: © Rosa Pinto

A Pfizer em Portugal lança Vaccines Open Tech Awards, um programa de inovação desenhado para impulsionar soluções digitais que coloquem as vacinas e as doenças preveníveis pela vacinação no centro da reflexão.

O programa é aberto a startups ou a qualquer empreendedor que podem concorrer ao Pfizer Vaccines Open Tech Awards com projetos que ofereçam soluções digitais que permitam aumentar o conhecimento sobre doenças preveníveis por vacinação, e sensibilizar para a importância da vacinação ao longo da vida.

O Pfizer Vaccines Open Tech Awards possui três grandes categorias para apresentação das iniciativas:

  • Prevenção: Como desenvolver o conhecimento do público em geral sobre doenças infecciosas preveníveis por vacinação e reforçar a importância das vacinas ao longo de toda a vida?
  • Avaliação de risco: Como avaliar ambientes ou situações que podem aumentar o risco de doenças infecciosas preveníveis por vacinação?
  • Apoio aos profissionais de saúde: Como melhorar a journey dos profissionais de saúde, desde a recomendação até à administração das vacinas, ou da formação médica ao diagnóstico?

César Jesus, Vaccines Country Head na Pfizer, explicou que na Pfizer a missão é “evitar doenças potencialmente graves e letais através da vacinação”, pelo que acrescentou: “O apelo à vacinação ao longo da vida é uma das nossas prioridades e continuará a ser uma das nossas bandeiras; é um dos contributos da Pfizer para que cada um de nós tenha a oportunidade de viver uma vida longa, saudável e de grande qualidade. Como? Continuando a apostar na prevenção de doenças graves, nomeadamente através da vacinação.”

Para a Pfizer o programa Pfizer Vaccines Open Tech Awards tem como particularidade a possibilidade de melhoria constante de soluções, ou seja, os projetos possam evoluir enquanto decorre toda a fase de candidaturas, entre 1 de setembro e 30 de outubro 2020.

Para a melhoria das soluções, a Pfizer em Portugal indica que os candidatos podem recorrer aos mentores do projeto: Professor Doutor Filipe Froes (Pneumologista), Professor Doutor Luís Varandas (Pediatra) e Dra. Isabel Saraiva (Presidente da Associação Respira e MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação). Os candidatos podem também contar com a equipa da agência de inovação Fabernovel.

Após fim do período de candidaturas são selecionadas 10 candidaturas finalistas, um processo que vai decorrer de 2 de novembro a 25 de novembro. Os 10 finalistas selecionados participarão num pitch no dia 26 de novembro, dia em que serão também conhecidos os vencedores do Pfizer Vaccines Open Tech Awards.

Com esta iniciativa a Pfizer procura soluções digitais que possam explorar a Inteligência Artificial e a Machine Learning, Realidade Aumentada ou Realidade Virtual, Big Data e modelos preditivos, objetos conectados, aplicações e Cloud Health, voz, smart speakers e bots.

Para participar no programa Pfizer Vaccines Open Tech Awards, os interessados podem consultar toda a informação disponível em www.pfizerpro.pt/Open-Tech-Awards, assim como no website institucional da Pfizer.

Para além da experiência e reconhecimento que conquistarão junto do público e dos profissionais de saúde, os vencedores do Pfizer Vaccines Open Tech Awards serão apoiados pela Pfizer no desenvolvimento do seu projeto, financeira e funcionalmente. Independentemente do desafio ao qual responderem, e independentemente da categoria em que foi submetido, o projeto mais pontuado receberá um grande prémio no valor de 15.000,00 Euros. Não acumulável com este prémio, o vencedor de cada categoria receberá um montante de 5.000,00 Euros pelo seu projeto.