Phoenix no Super Bock Super Rock 2019

Phoenix no Palco Super Bock, dia 19 de julho. Os franceses Phoenix são cabeça-de-cartaz no 25º Super Bock Super Rock, na Herdade do Cabeço da Flauta, Meco, Sesimbra.

Phoenix no Super Bock Super Rock 2019
Phoenix no Super Bock Super Rock 2019

Depois das confirmações de nomes como Lana Del Rey, The 1975, Janelle Monáe, Cat Power, Migos, Kaytranada, Metronomy entre outros, há mais um cabeça-de-cartaz confirmado: os franceses Phoenix atuam dia 19 de julho, no Palco Super Bock.

Tudo começou nos subúrbios de Paris, quando o vocalista Thomas Mars, o baixista Deck D’Arcy e o guitarrista Christian Mazzalai decidiram fazer uma banda de garagem, como tantos outros jovens em plena década de 90. Pouco depois, o irmão de Mazzalai, o guitarrista Branco, também se juntou ao grupo.

A banda começou por tocar versões de Hank Williams e Prince para audiências em pubs parisienses, ainda sem a assinatura Phoenix. O nome só surgiu uns anos mais tarde, aquando do lançamento dos primeiros singles, numa altura em que se dividiam entre o punk rock e o krautrock.

A banda continuava em busca da sua identidade quando lançou “Heatwave”, um single muito próximo da estética disco dos anos 70. O caminho era esse: juntar muitas coisas e integrá-las numa linguagem Phoenix.

O primeiro disco aparece no ano 2000. “United” conta com as participações de familiares e amigos, incluindo Thomas Bangalter (Daft Punk) e Philippe Zdar (Cassius). A seguir vieram os álbuns “Alphabetical” (2004) e “It’s Never Been Like That” (2006). Estes discos fizeram crescer a base de fãs da banda e também as boas críticas da imprensa, mas a aclamação só chagaria em 2009, com “Wolfgang Amadeus Phoenix”, um disco que ainda hoje é apontado como a obra-prima da banda e um dos melhores discos dos últimos dez anos. “1901”, “Lisztomania” ou “Countdown” ficaram no coração de melómanos de todo o mundo.

Nunca é fácil continuar a surpreender depois de uma obra-prima, mas os Phoenix não acusaram a pressão e continuaram as testar os limites sua música nos discos seguintes. Em “Bankrupt!” (2013) e “Ti Amo” (2017) há experimentação, ecos orientais, muita memória (sempre a década de 70…), sintetizadores dominados com uma rara mestria e pérolas como “J-Boy”.

E chegou a altura do público português gozar do talento autêntico destes quatro franceses, já no dia 19 de julho no Palco Super Bock do Super Bock Super Rock.

Artistas já confirmados para o 25º Super Bock Super Rock

Dia 18 de julho
Palco Super Bock: Lana Del Rey, The 1975, Jungle, Cat Power
Palco EDP: Metronomy, Branko, Dino D’Santiago, Glockenwise
Palco Somersby: Conan Osíris, Roosevelt
Palco LG by Rádio SBSR: Sallim

Dia 19 de julho
Palco Super Bock: Phoenix, Kaytranada, Christine and the Queens, Shame
Palco EDP: Charlotte Gainsbourg, Calexico and Iron & Wine, FKJ, Conjunto Corona
Palco Somersby: Ezra Collective
Palco LG by Rádio SBSR: Galgo

Dia 20 de julho
Palco Super Bock: Migos, Disclosure DJ Set, Janelle Monáe, Profjam
Palco EDP: Gorgon City, Masego, Superorganism, Rubel

Preço dos Bilhetes – Terceiro lote de bilhetes
Bilhete diário, dia 18 – ESGOTADO
Bilhete diário (dia 19 e dia 20) – 60€
Passe de 3 dias – 110€