Piano, cinema e jazz no Algarve

Festival Internacional de Piano do Algarve, cine-concerto e ciclo Jazz, uma oferta cultural de grande qualidade no arranque de 2019, em vários pontos do Algarve.

Piano, cinema e jazz no Algarve
Piano, cinema e jazz no Algarve. Foto: Xi Zhai © Sihoo Kim

Dia 19 de janeiro, em Portimão, arranca o 3.º Festival Internacional de Piano do Algarve. O primeiro concerto para piano e orquestra de Tchaikovsky, um dos mais emblemáticos concertos do reportório pianístico, dá seguimento à linha programática das duas últimas edições, de apresentar todos os grandes concertos para piano, alguns deles nunca executados no Algarve.

O primeiro concerto da edição deste ano conta com o maestro Jan Wierzba (Polónia) e com o solista Xi Zhai (China), naquela que pretende ser uma experiência musical única para os melómanos residentes, e para visitantes.

Em fevereiro, o 3.º Festival Internacional de Piano do Algarve chega também a Loulé e Faro com West Side Story – Concerto para dois pianos e percussão e Fantasia Coral Sinfónica para piano, coro e orquestra de Beethoven, prolongando-se até abril com uma programação variada já disponível em 365algarve.pt.

Ainda no dia 19 de janeiro, no Palácio de Estoi, no concelho de Faro, decorre mais um cine-concerto Video Lucem com as curtas-metragens “Something’s Got To Give” de George Cukor, “Três Dias sem Deus” de Bárbara Virgínia e “O Fado” de Maurice Mauriaud, com acompanhamento musical ao vivo por Filipe Raposo, Rita Maria e Ricardo Ribeiro.

Também na sua terceira edição, o ciclo Jazz nas Adegas continua a esgotar sessões durante as quais o jazz de estilos e repertórios variados é acompanhado de provas dos vinhos produzidos pelas adegas anfitriãs e degustação de tapas de produtos locais.

Programação ciclo Jazz nas Adegas – Próximas datas

Data: 18 e 19 Jan 2019 | 21h00 e 17h00
Banda: Zeus Faber
Local: Quinta João Clara, Alcantarilha

Data: 9 e 10 Fev 2019 | 21h00 e 17h00
Banda: Quarteto Ana Alves
Local: Quinta do Barradas, Silves

Data: 22 e 23 Fev 2019 | 21h00 e 17h00
Banda: Analog Music Project
Local: JAAP, Silves

Data: 8 e 9 Mar 2019 | 21h00 e 17h00
Banda: Paulo Strak Trio
Local: Barranco do Vale, S. Bartolomeu de Messines

Data: 15 e 16 Mar 2019 | 21h00 e 17h00
Banda: Tamal Hot Band
Local: Convento do Paraíso, Silves