Plataforma de Formação a Distância da Administração Pública apresentada na Futurália

Cursos sobre cibersegurança encontram-se disponíveis, entre muitos outros, na plataforma de Ensino e Formação a Distância da Administração Pública, destinados a funcionários e a cidadãos. A plataforma NAU é apresentada na Futurália 2019.

Plataforma de Formação a Distância da Administração Pública apresentada na Futurália
Plataforma de Formação a Distância da Administração Pública apresentada na Futurália. Foto: © Rosa Pinto

A plataforma de Ensino e Formação a Distância da Administração Pública para Grandes Audiências (NAU) é apresentada dia 3 de abril na Futurália 2019, na FIL, em Lisboa. O lançamento oficial é feito pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira e pela Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

A Plataforma NAU conta já com cerca de 10 mil formandos registados e onze instituições aderentes, enquanto promotoras de formações em formato MOOC (Massive Open Online Courses). De entre as formações disponíveis encontram-se cursos sobre cibersegurança para cidadãos ou sobre o recente projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

A iniciativa que é transversal a diversos ministérios destina-se ao desenvolvimento de ações de formação para funcionários e cidadãos em geral, com a garantia de qualidade e acesso a formação a menores custos.

A plataforma que resulta de uma parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Direção-Geral de Educação (DGE), Direção-Geral de Saúde (DGS), INA – Direção-Geral da Qualificação dos trabalhadores em Funções Públicas, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e Secretaria-Geral da Educação e Ciência, é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e pelo Programa Operacional Comunitário COMPETE 2020, no âmbito do Quadro Portugal 2020, e ainda com o apoio da Iniciativa Nacional para as Competências Digitais (INCoDe2030) e da organização sem fins lucrativos OPENedX.