Poços ilegais estão a matar animais em Esposende

Associação Cidadãos de Esposende denuncia que dezenas de animais têm aparecido mortos em poços em Esposende. A Associação tem alertado as autoridades para a existência de 432 poços ilegais a céu aberto que são uma armadilha de morte para animais.

Poços ilegais estão a matar animais em Esposende
Poços ilegais estão a matar animais em Esposende. Foto: DR

Depois de no dia 10 de março de 2021 a Associação Cidadãos de Esposende ter divulgado o aparecimento de animais em elevado estado de putrefação que caíram nos poços a céu aberto em Esposende recebeu várias denúncias com imagens e vídeos de vários animais mortos em poços.

A Associação referiu que já tinha alertado para a existência de 432 poços numa união de freguesias em Esposende mas depois de receber as imagens e vídeos chocantes a associação pretende apurar quantos são no total os poços a céu aberto no concelho de Esposende.

Para os responsáveis da Associação não se pode admitir que dezenas de animais tenham uma morte lenta em poços ilegais espalhados por todo o concelho. A situação deve terminar e as autoridades devem assumir uma postura que corrija no terreno este problema que já se arrasta há demasiado tempo.

A Associação refere que já tinha apresentado queixa junto do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e que face à gravidade da situação procedeu a uma queixa junto da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), da Comissão Europeia e da World Animal Protection. O objetivo é que as várias entidades nacionais e internacionais tenham conhecimento da dimensão do problema que já tirou a vida a pessoas e animais mas que até agora não houve uma intervenção das autoridades para uma resolução concreta da situação.

Para os responsáveis da Associação Cidadãos de Esposende o tempo de espera terminou, agora é hora de agir é de defender a população e os animais destas “armadilhas, e é também a hora de apurar responsabilidades.

Não se entende que um concelho que recebe milhares de visitantes, que pretende ser uma referência em turismo tenha nos dias de hoje centenas de poços ilegais projetando uma imagem negativa a nível nacional, conclui a Associação de Esposende.