Politécnico de Leiria distinguido pela Liga dos Chineses em Portugal

Politécnico de Leiria distinguido pela Liga dos Chineses em Portugal, com o Galardão Relação Intercultural, pelo trabalho impulsionador de cooperação com a China. Politécnico de Leiria oferece licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês e Chinês-Português.

Politécnico de Leiria distinguido pela Liga dos Chineses em Portugal
Politécnico de Leiria distinguido pela Liga dos Chineses em Portugal. Foto: © IPLeiria

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) foi distinguido com o Galardão Relação Intercultural pela Liga dos Chineses em Portugal. O Galardão, que foi entregue no dia 27 de janeiro durante a Festa do Ano Novo Chinês, é o reconhecimento da cooperação desenvolvida pelo Politécnico de Leiria com a China.

A Liga dos Chineses em Portugal distingue com galardões as instituições e personalidades que considera contribuírem para uma melhor relação entre Portugal e a China, tendo em relação ao IPLeiria considerado que o mesmo foi “um grande impulsionador neste trabalho, muito merecedor desta distinção”.

A Liga dos Chineses em Portugal destaca que a decisão de atribuição do galardão ao Politécnico de Leiria teve o apoio unânime do Conselho de Mérito e Reconhecimento da Liga, constituído por representantes da Liga, da Fundação Jorge Alvares, do Instituto para a Cooperação e Desenvolvimento Portugal Oriente, da Associação Industrial e Comercial dos Chineses em Portugal, da Comunidade Chinesa no Alto Comissariado para a Migração, da Camara para a Cooperação e Desenvolvimento dos Chineses em Portugal, da Câmara do Comercio de Guizhou, assim como um representante da sociedade civil e do patrocinador oficial das comemorações do Ano Novo Chinês, indicou o IPLeiria.

O Politécnico de Leiria deu início a uma estratégia ligada ao ensino do chinês em 2006, com o lançamento da licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês e Chinês-Português. Uma iniciativa inovadora e única em Portugal, e a decorrer em locais: Leiria, Macau e Pequim, ou seja, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPLeiria), no Instituto Politécnico de Macau e na Universidade de Línguas e Cultura de Pequim.

Atualmente o Politécnico de Leiria tem parcerias com instituições de ensino superior de cinco regiões da China: Macau, Pequim, Hainan, Jiangxi, e Sichuan, e no ano letivo 2016/2017 a ESECS/IPLeiria tem cerca de 130 alunos chineses a aprender português, provenientes das universidades parceiras, bem como 102 estudantes portugueses a aprender chinês, 50 dos quais encontram-se na China ao abrigo dos programas de intercâmbio.

O IPLeiria esclarece que além da licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português destinada a portugueses e chineses, que atribui um grau conjunto do IPLeiria e do Politécnico de Macau, o Politécnico de Leiria integra estudantes chineses das licenciaturas em Relações Comerciais China-Países Lusófonos, oriundos do Politécnico de Macau, em Língua e Cultura Portuguesa da Beijing Language and Culture University, em Estudos Chineses, Portugueses e Ingleses da Chengdu Institute Sichuan International Studies University, e em Língua Portuguesa Aplicada, uma licenciatura do IPLeiria, dirigida a estudantes internacionais.

Além dos estudantes, os docentes e funcionários do Politécnico de Leiria integram programas de mobilidade, pelo que atualmente cinco docentes chineses lecionam na ESECS, e cinco docentes do IPLeiria lecionam em Macau e Pequim. Bienalmente o Politécnico de Leiria organiza a icónica conferência ‘Pontes Europa-China’ em conjunto com o Politécnico de Macau e a Universidade de Línguas e Cultura de Pequim.

Paralelamente, o Politécnico de Leiria contribui para a abertura da comunidade à cultura chinesa, nomeadamente através de eventos culturais: cinema, música, artes marciais, gastronomia, literatura e escrita, workshops e cursos livres, dirigidos aos empresários com interesses na China e ao público em geral.