Ponte ciclopedonal sobre rio Trancão recebe nome D. Manuel Clemente

“Ponte Cardeal Dom Manuel Clemente”, e o nome da nova ponte ciclopedonal sobre o rio Trancão. Uma obra construída durante a intervenção para a Jornada Mundial da Juventude a ligar os concelhos de Lisboa e Loures.

Ponte ciclopedonal sobre rio Trancão recebe nome D. Manuel Clemente
Ponte ciclopedonal sobre rio Trancão recebe nome D. Manuel Clemente. Foto: Rosa Pinto

A nova ponte ciclopedonal, sobre o Rio Trancão, unindo a duas margens e os dois concelhos de Lisboa e Loures e construída a propósito da Jornada Mundial da Juventude, foi inaugurada no mês de Julho. Uma ponte que é uma homenagem ao 17.º Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Após 10 anos de mandato enquanto líder da Igreja de Lisboa e por ter completado 75 anos de idade, D. Manuel Clemente renunciou ao cargo. O agora Patriarca emérito de Lisboa foi o grande impulsionador da Jornada Mundial da Juventude que que realizou em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.

Uma Jornada que para D. Manuel Clemente “será lembrada como um momento decisivo para uma geração que construirá um mundo mais belo e fraterno”.

“Os lisboetas estão profundamente agradecidos ao Cardeal D. Manuel Clemente pelo seu contributo para um momento marcante para a cidade, que ficará gravado na história de Lisboa e nos corações de todos os que o viveram. É uma justa homenagem da cidade a um homem que deu tanto a Lisboa ao longo da sua vida”, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A “Ponte Cardeal Dom Manuel Clemente” possui cerca de 560 metros. Feita maioritariamente de madeira e aço, destina-se a peões e ciclistas, integrando a rede de percursos ciclopedonais que liga a região de Lisboa ao concelho de Loures.

Ricardo Leão, presidente da Câmara considerou uma boa opção e um justo reconhecimento a atribuição do nome da ponte a D. Manuel Clemente.