Porto tem novo Laboratório orientado para a indústria

Três entidades de ensino e investigação, FEUP, INESC TEC e INEGI, criam no Porto um novo Laboratório que vai dedicar-se ao reforço da competitividade das empresas e da indústria, através de uma resposta rápida de integração de tecnologias.

Porto tem novo Laboratório orientado para a indústria
Porto tem novo Laboratório orientado para a indústria. Foto: Rosa Pinto

FABTEC é o novo Laboratório de Processos e Tecnologias para Sistemas Avançados de Produção, que nasce no Porto. O laboratório vai oferecer às empresas soluções inovadoras através da sua experimentação numa learning-factory.

O novo laboratório é uma iniciativa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).

As três entidades “juntaram competências multidisciplinares e a experiência de mais de 30 anos, quer a nível nacional como europeu, para melhor poderem contribuir para reforçar a competitividade das empresas nacionais da indústria transformadora e dos fornecedores de tecnologias de produção”, indicam em comunicado.

O novo laboratório vai trabalhar “no aumento da intensidade tecnológica, na eficiência dos processos produtivos e no reforço da diferenciação, com destaque para a flexibilidade, resposta rápida e integração de tecnologias e processos avançados de fabrico, incluindo as soluções tecnológicas conhecidas como da Indústria 4.0”. Soluções “que são vitais em todos os setores da indústria nacional”.

Ao estabelecerem o consórcio, as três entidades, FEUP, INESC TEC e INEGI, agregaram “a maior massa crítica do país a trabalhar com a indústria nacional”. Por outro lado as três entidades possuem “um enorme reconhecimento internacional”.

Um reconhecimento “que foi sendo construído através de parcerias com instituições de investigação e empresas europeias de topo”, explicou João Falcão e Cunha, diretor da FEUP, citado em comunicado. O responsável pela FEUP sublinha ainda que “a criação de uma nova Pós-Graduação em Produção Avançada, com o apoio da Produtech, reforça a nossa capacidade de acrescentar valor à indústria transformadora”.

Com o novo Laboratório Colaborativo em Sistemas Avançados de Produção as três entidades vão alargar as competências e os recursos num consórcio que vai “agregar outras universidades, institutos de I&D e centros tecnológicos”.

O consórcio vai assim “alinhar estrategicamente toda a atividade para dar resposta às necessidades da indústria portuguesa”, e desta forma reduzir “o desfasamento entre as atividades de educação, investigação, inovação e as empresas”, referiu o Diretor da FEUP.

“O consórcio do Porto está a liderar a participação portuguesa numa candidatura pan-europeia ao European Technology Institute (EIT) na área de Smart Manufacturing. Com esta iniciativa as três entidades esperam “que venha a contribuir para colocar Portugal ao nível dos melhores da Europa nas três vertentes do Knowledge and Innovation Community (KIC), isto é, no ensino, investigação e transferência de tecnologia para as empresas industriais.