Portugal acolheu esta semana mais 38 pessoas refugiadas

Oriundas da Turquia e da Grécia foram acolhidas, esta semana, nos distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco e Lisboa, mais 38 pessoas refugiadas. Portugal já acolheu 797 pessoas só ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação das Nações Unidas.

Portugal acolheu esta semana mais 38 pessoas refugiadas
Portugal acolheu esta semana mais 38 pessoas refugiadas. Foto: © Rosa Pinto

Já chegaram a Portugal, esta semana, mais 25 pessoas refugiadas oriundas da Turquia, ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e mais 13 pessoas requerentes de proteção internacional ao abrigo do Acordo de Recolocação Bilateral com a Grécia.

Os 38 cidadãos estrangeiros foram acolhidos em diferentes distritos, nomeadamente Braga, Bragança, Castelo Branco e Lisboa.

No âmbito do Programa de Reinstalação do ACNUR, o país já recebeu 797 pessoas vindas do Egito e da Turquia com diferentes nacionalidades, como da Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália. Os cidadãos acolhidos beneficiam do Estatuto de Refugiado e é-lhes concedida declaração comprovativa do Estatuto de Proteção Internacional enquanto aguardam a emissão do Título de Residência para Refugiado, nos termos da Lei de Asilo.

O Ministério da Administração Interna indica em comunicado que o acolhimento e a integração destas pessoas têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo – envolvendo o Estado central, as autarquias locais, entidades públicas e privadas. Uma ação que tem sido reconhecida pelo ACNUR, pela Organização Internacional das Migrações (OIM), pela União Europeia e pelo Conselho da Europa.