A Restauração da Independência de Portugal é comemorada a 1 de dezembro. Um dia para relembrar ou para dar a conhecer que acontecimentos, em 1 de dezembro de 1640, repuseram o país como nação soberana, quando os portugueses assumiram não aceitar a anulação da independência do Reino pela governação da Dinastia filipina.
Em 2025, a 1 de dezembro, e como no tempo tem vindo a acontecer é comemorado Portugal. Uma data para celebrar e homenagear a coragem dos que, em 1640, conquistaram para o país de novo a liberdade e firmaram o espírito de soberania do povo português, Um espírito de independência que definia e define os portugueses até ao tempo atual.
As comemorações são assumidas pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal que considera serem “um dia de reencontro com a nossa história, a nossa cultura e os valores que nos unem”.
Do programa das comemorações consta às 09h00 o Hastear das Bandeiras no Palácio da Independência, em Lisboa, símbolo maior da nossa soberania.
Na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às 10h00, numa sessão que será presidida pelo Presidente da Republica onde são homenageamos “os Heróis que devolveram a Portugal o seu destino”.














