Portugal disponível para receber 35 pessoas do navio Ocean Viking

O navio Ocean Viking encontra-se com 356 pessoas resgatadas a bordo a aguardar autorização para atracar num porto europeu. Itália e Malta indicaram indisponibilidade receber o navio. O Governo português disponibilizou-se para receber 35 pessoas no país.

Portugal disponível para receber 35 pessoas do navio Ocean Viking
Portugal disponível para receber 35 pessoas do navio Ocean Viking. Foto: DR

Portugal disponível para receber 35 pessoas das 356 que se encontram a bordo do navio Ocean Viking. O navio encontra-se no canal da Sicília, entre Malta e Lampedusa, a aguardar autorização para atracar num porto europeu. Malta e Itália mantêm até agora indisponibilidade para receber o navio.

O Ocean Viking está há 10 dias à espera da autorização para atracar, entretanto Portugal, França, Alemanha, Roménia e Luxemburgo manifestaram disponibilidade para receber algumas das pessoas deste grupo, indo ao encontro de um pedido da Comissão Europeia.

Portugal assumiu a disponibilidade num gesto de solidariedade humanitária e de desejo que serem encontradas soluções europeias para a questão da migração e das tragédias humanas que se verificam no Mediterrâneo.

Os Ministérios da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros lembram que Portugal tem participado ativamente em todos os processos de acolhimento, o que já aconteceu com vários resgates dos navios Open Arms, Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III, Alan Kurdi e outras pequenas embarcações, tendo o nosso país acolhido desde 2018 um total de 132 pessoas.