Portugal e Luxemburgo exploram áreas de cooperação na Defesa

Exploração de satélite luxemburguês de comunicações, escola OTAN, em Oeiras, ações de treino com helicópteros e cooperação conjunta com países africanos de expressão portuguesa, abordados no encontro entre Ministros da Defesa de Portugal e do Luxemburgo.

Portugal e Luxemburgo exploram áreas de cooperação na Defesa
Portugal e Luxemburgo exploram áreas de cooperação na Defesa. © MDN

Portugal e Luxemburgo vão estudar novas formas de cooperação ligadas ao satélite luxemburguês, que tem lançamento previsto para o 2º semestre de 2017. Este satélite destina-se a comunicações governamentais e militares para fins de Defesa e possui um raio de ação que alcança o continente africano.

Nota do Ministério da Defesa Nacional (MDN) indica que no encontro que decorreu, em Lisboa, no dia 15 de julho, entre o Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, e o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa, da Segurança Interna e da Economia do Luxemburgo, Etienne Schneider, foi abordada, para além do satélite, uma futura cooperação no âmbito da Escola de Sistemas de Comunicação e Informação da OTAN (NATO na sigla inglesa), a construir em Oeiras, integrando uma componente de ciberdefesa.

Os ministros trataram de outras áreas de cooperação, como as ligadas aos “exercícios de treino de helicópteros da União Europeia, já por duas vezes realizados em Portugal, com o patrocínio, entre outros, do Luxemburgo e a possibilidade de desenvolver projetos de cooperação trilateral, na área técnico-militar, nomeadamente em países africanos de expressão portuguesa”.

Na nota, o MDN refere que foi feito pelos dois ministros “um balanço comum dos resultados da recente Cimeira da OTAN, que teve lugar em Varsóvia”, e que abordaram algumas visões de perspetiva sobre o projeto europeu, tendo em conta o “Brexit e adoção de uma nova Estratégia Global da União Europeia”.

Os ministros “partilharam pontos de vista sobre o ambiente estratégico e de segurança atual, reiterando a condenação, já expressa pelos responsáveis governamentais dos dois países, do ataque terrorista, ocorrido na noite de ontem, em Nice, na França”.