Portugal e Ucrânia definem saúde militar e indústrias de defesa áreas de cooperação

Ministro da Defesa da Ucrânia, Stepan Poltorak, na visita oficial a Portugal, definiu com Ministro de Defesa Nacional, Azeredo Lopes, áreas de cooperação bilateral, com destaque para a saúde militar e o desenvolvimento das indústrias de defesa.

Portugal e Ucrânia definem saúde militar e indústrias de defesa áreas de cooperação
Portugal e Ucrânia definem saúde militar e indústrias de defesa áreas de cooperação. Foto: © MDN

Ministro da Defesa da Ucrânia, Stepan Poltorak, em visita oficial a Portugal, reconheceu a saúde militar e as indústrias de defesa como áreas prioritárias de cooperação, mas manifestou também interesse em considerar a segurança marítima na concretização dos projetos de cooperação a desenvolver.

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, e o Ministro da Defesa da Ucrânia, Stepan Poltorak, acordaram na elaboração de um memorando de entendimento para enquadrar as atividades de cooperação técnico-militar que se pretendem projetar.

Os dois ministros reuniram-se no forte São Julião da Barra, onde debateram o desenvolvimento da cooperação entre os dois países. Azeredo Lopes manifestou ao homólogo ucraniano “o interesse de Portugal em reforçar os laços de cooperação, apontando como áreas de interesse comum a saúde militar e o desenvolvimento das indústrias de defesa”.

Azeredo Lopes reafirmou ainda “a disponibilidade de Portugal para prestar apoio médico no Hospital das Forças Armadas a militares ucranianos feridos em combate no leste da Ucrânia, conforme tinha deixado expresso em junho passado numa reunião bilateral realizada à margem das conversações NATO-Ucrânia”.

Stepan Poltorak, Ministro da Defesa da Ucrânia, “manifestou o seu apreço e reconhecimento pelo facto de Portugal ter vindo a manter sempre laços muito estreitos com o seu país, agradecendo o apoio político e diplomático que tem dado a diferentes níveis no sentido da defesa da independência e soberania da Ucrânia”.

O Ministro ucraniano sublinhou ainda e em particular as posições que Portugal “tem assumido no âmbito da NATO e da União Europeia face ao conflito com a Rússia”.

A posição de Portugal, indica comunicado do Ministério da Defesa Nacional (MDN), é do reconhecimento da soberania da Ucrânia, desde 7 de janeiro de 1992, defendendo a preservação da sua unidade, integridade territorial e soberania.

Portugal indica o MDN, “considera que não existe alternativa a uma solução política e negociada entre as partes para a crise ucraniana, defendendo e a manutenção do diálogo com a Rússia e o desenvolvimento de um trabalho conjunto entre NATO, União Europeia, OSCE e Nações Unidas como as vias cruciais à resolução do conflito”.

Durante a estada em Portugal o Ministro da Defesa da Ucrânia, Stepan Poltorak, visitou “a Base Naval do Alfeite e reuniu-se com diversas entidades políticas e militares da área da Defesa, entre as quais o Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Marco António Costa, e o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro”.