Portugal envia mais cinco blindados para a Ucrânia

Três blindados M113 e dois M577 vão ser entregues à Ucrânia. Estes veículos blindados cedidos por Portugal estão preparados para o transporte de feridos e para montagem de postos avançados de socorro.

Portugal envia mais cinco blindados para a Ucrânia
Portugal envia mais cinco blindados para a Ucrânia. Foto: Rosa Pinto

Portugal vai enviar para a Ucrânia um conjunto de cinco viaturas blindadas de socorro e apoio médico no teatro de operações, anunciou hoje, em Ramstein, na Alemanha, a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, durante a reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia.

Dos cinco veículos blindados, três blindados são do tipo M113 em versão preparada para o transporte de feridos e de dois blindados do tipo M577 em versão médica, que são vocacionados para montagem de postos avançados de socorro.

Com mais este envio de equipamento militar, eleva-se para cerca de 770 toneladas o total de equipamento militar, letal e não letal, fornecido por Portugal à Ucrânia desde o início da guerra iniciada pela Rússia com a invasão da Ucrânia.

Até agora, em articulação com as Forças Armadas, o Governo enviou para a Ucrânia carros de combate Leopard 2A6, viaturas blindadas M113, veículos aéreos não tripulados de vigilância, armamento e munições, geradores de grande capacidade para produção de energia elétrica, equipamento de proteção individual e de comunicações, equipamento médico e sanitário, e kits de primeiros socorros em combate, indicou o Ministério da Defesa Nacional (MDN).

Durante a reunião, na Alemanha, Helena Carreiras informou ainda da disponibilidade de Portugal para fornecer às forças armadas ucranianas munições de calibre 105mm.

A Ministra da Defesa Nacional também reafirmou o compromisso de Portugal com a defesa da soberania e integridade da Ucrânia, e indicou haver um contacto permanente com as autoridades ucranianas para analisar eventuais solicitações de Kiev, a que Portugal poderá corresponder na medida das suas capacidades e disponibilidades.

Numa reunião, os ministros da Defesa (ou os seus representantes) dos países que têm carros de combate Leopard discutiram formas de apoiar a Ucrânia na sustentação logística daquela capacidade militar recém-formada pelas doações dos parceiros e aliados, através da criação de um centro de apoio e manutenção.

Militares portugueses treinam ucranianos

No âmbito da missão da União Europeia de assistência militar à Ucrânia (EUMAM-UA, sigla em inglês), cinco militares portugueses estão a dar formação e treino na área médica a soldados ucranianos, na Alemanha, até final deste mês. Anteriormente, em fevereiro, três militares integraram um primeiro grupo de observadores, referiu o MDN em comunicado.

O MDN esclareceu ainda que de acordo com o planeamento da EUMAM-UA, prevêem-se para junho novas ações de formação por militares portugueses, nas áreas de instrução militar e de inativação de engenhos explosivos.