Portugal envia mais mil armas para forças policiais de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe

Armas da Polícia de Segurança Pública cedidas às forças policiais congéneres de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. As mais de 1100 pistolas Walther são cedidas no âmbito da cooperação, na área da segurança interna, com os países africanos lusófonos.

Portugal envia mais mil armas para forças policiais de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
Portugal envia mais mil armas para forças policiais de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Foto: DR

Portugal através do Ministério da Administração Interna (MAI) enviou, esta semana, mais de 1100 armas para as forças policiais de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. A cedência das armas oriundas da Polícia de Segurança Pública (PSP) portuguesa insere-se na política de cooperação de Portugal, na área da segurança interna, com os países africanos lusófonos.

A cedência de armamento consistiu em mais de 900 pistolas Walther, incluindo dois carregadores e uma vareta de limpeza, para a Polícia de São Tomé e Príncipe e 200 pistolas Walther do modelo para a Polícia cabo-verdiana. Foram também enviadas dezenas de milhares de munições de calibre 7.65mm para as forças de segurança dos dois países.

No total 40 volumes de carga foram transportados numa aeronave Hércules C-130 da Força Aérea, para Cabo Verde e para São Tomé e Príncipe.

O Ministério da Administração Interna indicou que esta de cedência de armamento, decorre do programa de modernização do material das Forças e Serviços de Segurança nacionais, e desta forma a PSP contribui para o reforço das capacidades das organizações policiais lusófonas congéneres.

Mas o MAI lembrou que a cooperação técnico-policial de Portugal com os países africanos lusófonos, além de apoiar o desenvolvimento de competências técnicas e operacionais das respetivas Forças e Serviços de Segurança, envolve também as vertentes da formação e assessoria.