Portugal Exportador 2019 no Centro de Congressos de Lisboa

Portugal Exportador reúne no Centro de Congressos de Lisboa, dia 27 novembro, empresas, associações, embaixadas, câmaras de comércio, startups, PME, banca e membros do Governo em debates sobre internacionalização e exportação.

Portugal Exportador 2019 no Centro de Congressos de Lisboa
Portugal Exportador 2019 no Centro de Congressos de Lisboa. Foto: © Rosa Pinto

A exportação é o tema em debate em networking, B2B, workshops e cafés temáticos que durante o dia 27 de novembro leva ao Centro de Congressos de Lisboa (CCL) empresas, associações, embaixadas, câmaras de comércio, startups, PME, banca e Governo. O Portugal Exportador é realizado em parceria com o NOVO BANCO e a AICEP Portugal Global.

A iniciativa tem como principal objetivo “prestar apoio às PME e startups que pretendem iniciar o seu processo de internacionalização, possibilitando-lhes as ferramentas necessárias para se iniciarem no caminho da exportação” e para isso são proporcionas diversas ações de programação, organizadas de forma para que os profissionais interessados.

Cafés temáticos sobre oportunidades em diferentes países, consultoria internacional, com as consultoras como a APP Advanced Produtos, Argos Consulting Network, European Consulting, Kopp Tec, Mais Incentivo, e também a AICEP e o NOVO BANCO, disponibilizam informação e debatem os temas. Mas também B2B meetings com embaixadas, câmaras de comércio e empresas, e a possibilidade de B2B com Web Buyers de diferentes países como Paquistão, Brasil, Singapura, México, entre outros, torna o Portugal Exportador um encontro dinâmico que leva ao networking.

Jorge Rocha de Matos, Presidente da Fundação AIP, referiu que o Portugal Exportador é um conjunto de oportunidades que se encontram “num único dia e num espaço amplo minuciosamente organizado para facilitar essa experiência e a interacção com as várias partes interessadas”, e acrescentou: “Os principais objetivos consistem em estimular a internacionalização das empresas, em especial das PME; contribuir para alargar a base exportadora nacional; estimular a capacitação e reforço das competências exportadoras das empresas; reforçar a diversificação dos mercados de exportação; e, fortalecer o relacionamento com os vários parceiros indispensáveis à exportação e à internacionalização em geral.”

Nesta 14ª edição o Portugal Exportador vai, em especial, focar quatro temas, três mercados e três sectores. Angola, Alemanha e Espanha são os mercados que serão abordados; agroalimentar, metalomecânica e eCommerce, os sectores; e Skills para a Exportação, Passos para a Exportação, Acordos UE com países terceiros, e Reino Unido: Brexit, os temas.

Angola está apresente no Portugal Exportador com uma comitiva empresarial composta por cerca de 30 empresários angolanos, a grande maioria do sector agroalimentar. O objetivo é estabelecer contactos e possíveis negócios com empresários portugueses.

A comitiva angolana inclui ainda membros do Governo angolano, nomeadamente representantes do Ministério da Indústria.

Nos Cafés Temáticos as conversas informais, com a duração de 45 minutos, abordam temas de logística, “Ferramentas e dicas para o controlo das despesas de viagem”, pela Air Europa, até questões de banca e financiamento como “Proteja o seu negócio internacional do risco cambial”, pelo NOVO BANCO, passando por cafés temáticos de incentivos e oportunidades, como saber, por exemplo, quais as oportunidades de negócio no Panamá, África do Sul, Guiné Bissau, Ucrânia.

As startups enquanto renovadoras do tecido empresarial do país têm a possibilidade de se encontrarem com Business Angels, uma iniciativa conjunta com a Link to Leaders. Desta forma as startups podem gendar reuniões com alguns empresários com experiência no mercado angolano, espanhol e alemão.

O Portugal Exportador consolida-se como evento por excelência no debate das diferentes envolventes da exportação, reunindo os principais players do sector e proporcionando aos visitantes todas as ferramentas, soluções e apoios necessários para as empresas que pretendem expandir o negócio.

Na sessão inaugural, dia 27 de novembro, às 9h00, o evento tem a presença do Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e ainda do Presidente da Fundação AIP, Comendador Jorge Rocha de Matos, o Presidente do NOVO BANCO, António Ramalho e o Administrador da AICEP, António Silva.

O Portugal Exportador conta com mais de 100 expositores, 19 cafés temáticos, 11 workshops e mais de 120 oradores, nacionais e internacionais.