Portugal Exportador com dez horas dedicadas aos negócios

Portugal Exportador reúne exportadores do agroalimentar, automóvel e construção e tecnológico, no Centro de Congressos de Lisboa. A edição de 2018 coloca em destaque Angola, China, Espanha, e Estados Unidos da América.

Portugal Exportador com dez horas dedicadas aos negócios
Portugal Exportador com dez horas dedicadas aos negócios. Foto: DR

Portugal Exportador, um evento exclusivamente dedicado à exportação em Portugal, realiza-se dia 14 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. O evento com a duração de dez horas consecutivas dedicadas aos negócios e ao empreendedorismo, incluiu, também, reuniões, networking, workshops, conferências, cafés temáticos e consultoria.

A edição deste ano do Portugal Exportador, que já vai na 13ª edição, distingue-se pela introdução de uma área premium “com conteúdos exclusivos e específicos por setor e mercado, a que se junta uma área free com todos os conteúdos informativos. Estas duas áreas permite “a expositores, patrocinadores e participantes assegurar uma presença com conteúdos diferenciados de acordo com os objetivos de cada empresa”.

Uma outra novidade do evento é a possibilidade, pela primeira vez no Portugal Exportador, reunir no mesmo espaço “diferentes players de quatro clusters: agroalimentar, automóvel e construção, setores em que os portugueses se destacam e são exímios na produção e exportação.”

O setor agroalimentar apresentava, em fevereiro de 2018, um montante de exportação de mais 10,1% face a igual período de 2017. No setor da produção automóvel, esta atingiu os 96,4% de exportação, e no setor da construção, Portugal cresceu 3,2% em abril de 2018, mais 1,8% do que em período de 2017.

O quarto setor, no Portugal Exportador, o tecnológico, onde se insere o mercado digital, “verifica-se uma aposta cada vez maior por parte das empresas portuguesas”, tendo em 2017 o volume de vendas realizadas via internet crescido 12,5% a nível nacional.

Na edição deste ano do Portugal Exportador “há quatro países em destaque: Angola, China, Espanha, e Estados Unidos da América, com workshops diretamente relacionados com a economia, oportunidades e estratégias de negócio para entrar de forma segura e sustentada nesses mercados. Estes mercados foram escolhidos tendo em conta a facilidade de acesso, à balança comercial, ao número de empresas portuguesas a exportar para esses mercados, ao potencial de oportunidades de negócio que representam e ao histórico de boas relações comerciais.”

Nesta data encontram-se já confirmadas no evento as empresas: Google; DST Group; Grupo Casais; Science4you e Grupo Nuvi, de Angola, entre outras. O registo para as áreas free ou premium encontram-se aberto através do website www.portugalexportador.pt.

O evento, Portugal Exportador, que decorre a 14 de novembro, das 9h00 às 19h00, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, é organizado pela Fundação AIP, Novo Banco e pela aicep Portugal Global, e é “dirigido às pequenas e médias empresas (PME) que estão a dar os primeiros passos no processo de internacionalização e que querem explorar e diversificar novos mercados de exportação.”