Portugal já pode exportar uva de mesa para a China

Protocolo assinado durante a visita de Estado a Portugal, do Presidente da República Popular da China, estabelece as condições para que, a partir de agora, Portugal possa exportar para a China uva de mesa.

Portugal já pode exportar uva de mesa para a China
Portugal já pode exportar uva de mesa para a China. Foto: TVEuropa

Durante a visita de Estado, a Portugal, do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, foi estabelecido um protocolo que estabelece os requisitos fitossanitários para a exportação de uva de mesa portuguesa para a China.

O protocolo de cooperação estabelece os requisitos fitossanitários que são aplicados aos operadores económicos portugueses, para a exportação de uvas de mesa para o mercado chinês. Os requisitos incluem as caraterísticas das uvas, o registo nacional dos operadores, a gestão ao nível da produção, o controlo das pragas, a embalagem, as inspeções prévias à exportação, a entrada, a quarentena e conformidade.

A partir da entrada em vigor do protocolo os operadores encontram-se autorizados a exportar a uva de mesa para a China.

O protocolo foi assinado, ontem, pelo Ministro da Agricultura, Florestas, e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e pelo Embaixador da Republica Popular da China, em Lisboa, Cai Run, na presença de Xi Jinping e de António Costa, Primeiro-Ministro português.

António Costa referiu que a visita de Estado do Presidente da China teve resultados concretos e permitiu “o salto em frente que é dado na abertura de mercados, desde logo na área alimentar para a carne do porco e para a uva de mesa.”