Portugal já recebeu 672 pedidos de proteção temporária de ucranianos

Ministros da Justiça e Assuntos Internos da União Europeia ativam Diretiva de Proteção Temporária para facilitar acolhimento de cidadãos ucranianos que fogem da Ucrânia devido à invasão pela Rússia. Portugal já recebeu 672 pedidos de proteção.

Portugal já recebeu 672 pedidos de proteção temporária de ucranianos
Portugal já recebeu 672 pedidos de proteção temporária de ucranianos. Foto: © TVEuropa

Primeira vez na história da União Europeia (UE) é ativada a Diretiva de Proteção Temporária. Com a ativação da Diretiva os Estados-Membros da UE vão acolher cidadãos que estão a fugir do conflito militar na Ucrânia.

“Foi um dia muito importante para Portugal, para a UE e para a Ucrânia. Esta diretiva nunca tinha sido ativada e é uma prova de solidariedade de toda a UE no apoio à Ucrânia”, afirmou Patrícia Gaspar no final da reunião do Conselho de Justiça e Assuntos Internos que se realizou em Bruxelas, citada em comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI).

A Diretiva vai permitir que todos os Estados-Membros possam responder de forma harmonizada ao acolhimento humanitário dos cidadãos ucranianos, das suas famílias e de pessoas de outras nacionalidades que fogem do conflito militar, motivado pela invasão da Ucrânia pela Rússia. O acolhimento dos cidadãos é uma operação que “implica uma coordenação importante” entre todos os Estados-membros e a necessidade de “monitorizar constantemente as chegadas” dos cidadãos em fuga da Ucrânia, esclareceu a Secretária de Estado da Administração Interna.

Patrícia Gaspar revelou ainda que Portugal recebeu 530 pedidos de proteção temporária até às 13h00 de hoje, 3 de março, ao abrigo das ações já aprovadas e colocadas em vigor pelo Governo. Assim, eleva-se para 672 o número total dos pedidos, dado antes de 1 de março já tinham sido recebidos 142 pedidos de proteção.

Os ministros da UE criaram o “Conselho Schengen”, uma estrutura que tem como objetivo assegurar uma governação política mais clara do Espaço Schengen. Os ministros também abordaram a situação das negociações do Novo Pacto Europeu sobre Migração e Asilo, e foram adotadas as conclusões do Conselho sobre a ação da proteção civil face às alterações climáticas, bem como a Declaração do Conselho sobre os alertas vermelhos da Interpol.

O comunicado do MAI refere que à margem da reunião, foi promovida a primeira reunião do Comité de Segurança Interna latino-americano, onde participaram altos dirigentes dos países da América Latina, e que conduziu a um debate para o reforço da cooperação no domínio da luta contra o crime organizado, em particular a luta contra o tráfico de estupefacientes.