Portugal quer Brasil no AIR Center dos Açores

Criação do ‘Azores International Research Station’ leva Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao Brasil, a 5 e 6 de setembro. Portugal pretende investigadores e empresas brasileiras no centro de investigação dos Açores.

Manuel Heitor, MCTES
Manuel Heitor, MCTES, Foto: © TV Europa

Com a desocupação de grande parte da Base das Lajes, nos Açores, pelos Estados Unidos da América, os cerca de 10 quilómetros quadrados são um local ideal para instalar meios de investigação dedicados às áreas do espaço, clima, alterações climáticas e aos oceanos.

Investigadores portugueses e de várias partes do mundo, incluindo instituições mundiais ligadas ao espaço e ao clima, têm vindo a considerar os Açores como o local de excelência para a criação de um centro de investigação e desenvolvimento nas áreas das ciências do espaço, do clima e dos oceanos, devido sobretudo à localização geográfica e as várias condições logísticas já existentes.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), tem vindo a apresentar o projeto ‘Azores International Research Station’ (AIR Center) junto de Governos, empresas, instituições de investigação e de investigadores. Depois do projeto já ter sido apresentado e discutido em Nova Iorque e em várias cidades europeias, o Ministro vai apresenta-lo no Brasil.

Na deslocação ao Brasil, Manuel Heitor, tem agendada uma reunião com o homólogo brasileiro, Gilberto Kassabe, uma visita à Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília, ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (IMPE), em São José dos Campos e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em São Paulo.

Para além destas visitas, que pretendem de forma geral estimular a cooperação científica e tecnológica entre Portugal e o Brasil, Manuel Heitor participará num workshop em São José dos Campos, com empresas e instituições científicas dedicado à discussão da eventual participação de instituições do Brasil no AIR Center, ou seja, na plataforma de cooperação internacional em preparação para o Atlântico e centrada na instalação de infraestruturas cientificas nos Açores, refere nota do MCTES.

Despois desta apresentação no Brasil, Manuel Heitor tem já agendadas novas apresentações do AIR Center, em Bruxelas a 19 de setembro, em Itália no final de outubro e em novembro nos Estados Unidos na América.