Portugal vence desafio internacional de esclerose múltipla

Portugal vence a ‘The World vs.MS’, entre cerca de 40 equipas de vários países. A BladdeRunner é uma app que localiza casas de banhos para ajudar a combater o problema do controlo da bexiga, usualmente associado à esclerose múltipla.

Portugal vence desafio internacional de esclerose múltipla
Portugal vence desafio internacional de esclerose múltipla. Foto: © DR

Portugal é o grande vencedor da iniciativa internacional ‘The World vs.MS’, entre cerca de 40 equipas de vários países. Os vencedores escolheram um dos desafios mais comuns dos doentes com Esclerose Múltipla (EM) – a incontinência.

Duas em cada cinco pessoas a viver com EM referem o controlo da bexiga como um problema. A incontinência no doente com Esclerose Múltipla traz várias implicações, em particular ao nível da sua vida pessoal e dos seus relacionamentos.

Para auxiliar os doentes a equipa portuguesa desenvolveu a BladdeRunner, uma app que localiza casas de banho e tem um diário integrado para ajudar os utilizadores a gerir o seu quotidiano. A importância da app no problema de bexiga permitiu ser a grande vencedora da iniciativa ‘The World vs. MS’.

A iniciativa, criada pela Sanofi Genzyme Europe, vai agora apoiar o desenvolvimento da ideia vencedora, durante um período de 18 meses, com uma bolsa de 100 mil euros, para a aplicação possa ficar disponível no mercado. Para isso conta também com a orientação e rede de contactos do acelerador de negócios Entrepreneurial Spark.

A equipa portuguesa, da BladdeRunner, Ana Catarina, João e Patrícia referiram, citados em comunicado da Sanofi Genzyme Europe que “o controlo da bexiga é um grande problema para algumas pessoas que vivem com EM e muito frequentemente pode ser causa de embaraço”.

Para a equipa o problema foi mais fácil de percecionar dado um dos elementos da equipa viver com EM, pelo que têm esperança que “a BladdeRunner ajude a melhorar as vidas das 2,5 milhões de pessoas que vivem com EM, em todo o mundo, e que lhes permita socializar sem terem de se preocupar com a localização da casa de banho mais próxima.”

Ana García Cebrián, General Manager da Sanofi Genzyme, em Portugal, indica que há satisfação “por uma ideia portuguesa ter sido reconhecida internacionalmente de entre outras ideias com grande valor”.

“Esta aplicação é um exemplo de como a aposta na inovação pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e ser uma mais-valia para os portadores de Esclerose Múltipla”, acrescentou Ana García Cebrián.

Tom Snow, vice-presidente do Franchise de EM da Sanofi Genzyme, Europa, referiu: “Ficámos impressionados e entusiasmados com a qualidade e diversidade das ideias desenvolvidas no âmbito do ‘The World vs.MS’. A iniciativa mostrou que existe muita inovação com o objetivo de facilitar o dia-a-dia e de ajudar as pessoas que vivem com EM”.

“BladdeRunner é o justo vencedor – o seu formato inovador e facilidade de uso certamente ajudará muitas pessoas”, conclui o responsável da Sanofi Genzyme.

A iniciativa ‘The World vs. MS’, que teve início em 2016, envolveu a comunidade de EM em todo o mundo, com o objetivo de apelar a um esforço comum na descoberta e partilha de uma ideia que possa melhorar vidas.

De todas as ideias submetidas pela comunidade inovadora foram selecionadas três por um painel distinto de júris – incluindo um portador de EM, um representante da publicação Europeia de tecnologia WIRED, um colaborador da Sanofi Genzyme e um membro da MS Ireland – que foram depois apresentadas a uma votação pública, esclarece o comunicado da empresa responsável pela iniciativa.