Praias da Albufeira do Azibo distinguidas com “Qualidade de Ouro 2021”

Ao longo dos anos as praias da Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, têm vindo a ostentar a Bandeira Azul e agora a Quercus atribui às praias da Ribeira e da Fraga da Pegada o Galardão “Qualidade de Ouro 2021”.

Praias da Albufeira do Azibo distinguidas com “Qualidade de Ouro 2021”
Praias da Albufeira do Azibo distinguidas com “Qualidade de Ouro 2021”. Foto: DR

As praias da Ribeira e da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, foram distinguidas pela Associação Ambientalista Quercus com o Galardão “Qualidade de Ouro 2021”. Um galardão que releva a qualidade da água e da envolvente.

Para o presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, esta distinção “é a prova de que a Albufeira do Azibo é uma excelente opção para quem pretender passar umas férias em ambiente de praia, com segurança e a certeza de que estão num destino de excelência”.

Uma distinção que “tem em conta o desempenho das praias em anos anteriores, nomeadamente o trabalho feito no sentido de garantir a qualidade superior da água das duas praias”, refere o autarca, e acrescenta: “Significa que há aqui um trabalho de continuidade na preservação da Albufeira do Azibo, da sua água e das praias integradas nesta paisagem idílica”.

A praia da Fraga da Pegada e a praia da Ribeira têm vindo a ser sucessivamente distinguidas ao longo dos anos, ostentando com orgulho a Bandeira Azul há 18 e 12 anos, respetivamente, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. A própria Albufeira do Azibo tem merecido a confiança dos portugueses, sendo eleita, pelo terceiro ano consecutivo, com o com prémio “Cinco Estrelas Regiões”.

Benjamim Rodrigues assume que “é um orgulho ver reconhecido o trabalho desenvolvido pelos serviços municipais e pelo Geopark Terras de Cavaleiros e estamos certos de que os portugueses, mais uma vez, vão incluir as praias do Azibo entre as preferências para as férias deste ano”. À semelhança de 2020, a praia da Fraga da Pegada vai contar com uma lotação de 1700 pessoas em simultâneo, enquanto a da Ribeira estará limitada a 1600 pessoas.

O autarca espera que a época balnear de 2021, de 12 de junho a 12 de setembro, volte “a atingir os 350 mil visitantes ao longo dos três meses”, mesmo com as limitações colocadas pela pandemia “muitos portugueses ainda vão continuar a optar por fazer férias em Portugal e, por isso, mesmo durante a semana será possível ter valores muito próximos da lotação máxima, como, aliás, se verificou em 2020 em várias ocasiões”.

Os visitantes vão continuar dar preferência às praias calmas de uma albufeira, mas também, como refere Benjamim Rodrigues, está a ser preparado ”um conjunto de iniciativas para dinamizar as duas praias e proporcionar momentos ainda mais animados”.

Os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” as candidatas tinham de cumprir vários requisitos, entre os quais a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020). Além disso, todas as análises realizadas na última época balnear (2020), no caso das praias de Interior, apresentar resultados com valores inferiores a 200ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 500ufc/100ml para a Escherichia coli. Na última época balnear, também não podia ter ocorrido qualquer tipo de aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.