Praias do concelho de Torres Vedras com classificação de qualidade máxima

Com 20 km de praias limpas o concelho de Torres Vedras inicia a época balnear a 27 de junho e estende-se até 13 de setembro. Praias “Zero Poluição”, “Qualidade de Ouro” e com Bandeira Azul. Higiene e segurança para receber os veraneantes.

Praias do concelho de Torres Vedras com classificação de qualidade máxima
Praias do concelho de Torres Vedras com classificação de qualidade máxima. Foto: DR

As praias do concelho de Torres Vedras estão preparadas para receber veraneantes das mais diversas origens e sobretudo de todo o país. Com a época balnear a ter início a 27 de junho e a prolongar-se até 13 de setembro, as praias do concelho apresentam os mais elevados padrões de higiene e segurança e o reconhecimento da qualidade ambiental.

Dez praias do concelho de Torres Vedras receberam a classificação “Zero Poluição” entre as 68 zonas balneares assim classificadas. Para a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável esta classificação indica que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises às águas balneares nos últimos três anos.

A reconhecida e conhecida excelente qualidade da água distingue 12 praias com “Qualidade de Ouro”. Uma classificação atribuída pela Quercus. Também 12 praias vão hastear a Bandeira Azul.

Desde 2009 que o concelho hasteia a bandeira “Quality Coast”, tendo sido um dos primeiros territórios do país a exibir este galardão europeu que comprova o seu excelente desempenho sustentável. Torres Vedras está mesmo no Top 100 de Destinos Sustentáveis, distinção atribuída pela “Green Destinations” que valoriza o trabalho em torno do turismo responsável e sustentável.

Saúde em 20 quilómetros de areal

Num ano marcado pela pandemia de COVID-19, Torres Vedras também consta no mapa das zonas balneares portuguesas como um território onde as distâncias de segurança podem ser cumpridas com conforto e facilidade.

Espaço significa saúde, e com 20 quilómetros de areal Torres Vedras apresenta as suas 22 praias com o espaço necessário para serem cumpridas todas as medidas de prevenção exigidas no combate ao novo coronavírus.

A vasta extensão de areal das praias de Santa Rita Norte e Sul permite capacidades de 5600 a 7000 pessoas, conforme a maré, a Azul de 3400 e Foz do Sizandro de 4400 pessoas. Estas praias são alguns dos lugares ideais para explorar.

Mas também as praias de Santa Helena, do Guincho e Formosa vão ter as condições adequadas de segurança, pois devido à sua capacidade mais limitada, irão contar com rececionistas de praia para receber os banhistas e gerir a capacidade de carga.

Entre a Praia de Porto Novo e a Praia de Assenta Sul (as praias mais a norte e a sul), há muito areal para caminhar, acompanhado pelo Atlântico e pelas arribas que marcam esta costa. Naquele que é um dos spots portugueses dos desportos de ondas, não faltam escolas dedicadas ao ensino de várias modalidades que poderão fazer a diferença nas férias dos mais curiosos.

Verão em segurança

A Câmara Municipal de Torres Vedras (CMTV) indicou que a vigilância da costa do Concelho decorre de 20 de junho a 20 de setembro, período em que irá circular a viatura do projeto “Praia Segura”. A vigilância será, ainda, reforçada através de moto 4 e de pilotos de parapente. No que toca à acessibilidade e segurança, a Praia de Santa Rita Norte irá disponibilizar uma cadeira anfíbia e a Praia do Pisão irá apresentar um sistema de comunicações, fruto do programa “Praia Saudável”.

A CMTV reforça que saúde, segurança e sustentabilidade são as palavras-chave desta época balnear em Torres Vedras, onde praias, concessionários, restaurantes e hotéis estão prontos para receber todos os que queiram disfrutar das suas férias no Oeste de Portugal.

Praias “Zero Poluição”

Azul
Física
Mirante
Navio
Pisão
Santa Cruz-Centro
Santa Helena
Santa Rita Norte
Santa Rita Sul
Vigia

Praias “Qualidade de Ouro”

Azul
Física
Formosa
Mirante
Navio
Pisão
Porto Novo
Santa Cruz-Centro
Santa Helena
Santa Rita Norte
Santa Rita Sul
Vigia

Praias com Bandeira Azul

Azul
Centro
Física
Formosa
Foz do Sizandro
Mirante
Navio
Pisão
Porto Novo
Santa Helena
Santa Rita Norte
Santa Rita Sul