Prémio BPI Solidário distingue 21 projetos com 750 mil euros

BPI e Fundação ”la Caixa” entregam 750 mil euros a projetos para promoverem a melhoria da qualidade de vida de pessoas que se encontrem em situação de pobreza e exclusão social. Os 21 projetos apoiados foram selecionados a partir de 243 candidaturas.

Prémio BPI Solidário distingue 21 projetos com 750 mil euros
Prémio BPI Solidário distingue 21 projetos com 750 mil euros. Júri do Prémio BPI Solidário: Carlos Farinha Rodrigues; António Barreto (Presidente do Júri); Artur Santos Silva (Presidente Honorário do BPI); António Seruca Salgado; Rafael Chueca (Fundação ”la Caixa”) (da esquerda para a direita). Foto: DR

No âmbito da 3ª edição do Prémio BPI Solidário, o BPI e a Fundação ”la Caixa” entregaram 750 mil euros a 21 instituições para apoiar projetos que visam promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas que se encontrem em situação de pobreza e exclusão social.

Ao prémio houve um total de 243 candidaturas, um número que reflete a relevância do tema na sociedade. Os projetos distinguidos promovem diferentes respostas sociais, onde se incluem: a recuperação de habitações degradadas; o apoio a famílias em situação de pobreza; a capacitação de reclusos e ex-reclusos; a criação de negócios sociais para a geração de emprego; projetos inclusivos dirigidos a crianças e jovens em situação ou em risco de exclusão, entre outros.

O Prémio BPI Solidário insere-se na política de responsabilidade social do Banco e conta, a partir desta 3ª edição, com o apoio da Fundação ”la Caixa”. As duas entidades estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Com o prémio BPI Solidário o Banco complementa o apoio concedido com os Prémios BPI Capacitar e BPI Seniores, destinados a apoiar pessoas com deficiência e os mais velhos, respetivamente. Nos últimos nove anos, os Prémios BPI já atribuíram 9 milhões de euros para a realização de 311 projetos, o que constitui uma das mais relevantes iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.

21 Projetos distinguidos na 3ª edição do Prémio BPI Solidário

Júri constituído por António Barreto, como Presidente, Carlos Farinha Rodrigues, Artur Santos Silva, Presidente Honorário do BPI; António Seruca Salgado e Rafael Chueca da Fundação ”la Caixa”, analisou e selecionou os projetos que considerou mais sustentáveis, mais inovadores e com maior impacto social.

Foram reconhecidos os projetos apresentados por 21 instituições:

Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres;
Associação Just a Change;
ABRAÇO;
ADIL – Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo;
APAC Portugal;
Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa – APCL;
Associação de Solidariedade Subud;
Associação Porta d’O Mais;
Associação RECOVERY IPSS;
Associação Vale de Acór – Oficinas do Sabor;
Casa Sant’Ana – Comunidade de Inserção para Mulheres em Situação de Risco;
Centro Comunitário Paróquia da Parede – Projeto Rota da Mudança;
CRIT – Centro de Reabilitação e Integração Torrejano;
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Trofa;
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Barcelos;
Grupo Aprender em Festa;
Instituto de Apoio à Criança;
KAIRÓS – Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária;
PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais;
Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia;
Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia.

Nas duas edições anteriores, o BPI Solidário premiou 32 projetos, de norte a sul do país, com um donativo total de 1,4 milhões de euros.