Prémio IN/Ferreira de Castro atribuído a Mónica Vieira-Auer

Mónica Vieira-Auer, professora de Português Língua Estrangeira na Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberga, Alemanha, vence Prémio IN/Ferreira de Castro, pela obra “A Parte pelo Todo”.

Prémio IN/Ferreira de Castro atribuído a Mónica Vieira-Auer
Prémio IN/Ferreira de Castro atribuído a Mónica Vieira-Auer. Foto: © Rosa Pinto

O Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro foi atribuído a Mónica Vieira-Auer. A autora da obra “A Parte pelo Todo” reside em Lauf an der Pegnitz, na Alemanha. O prémio é atribuído no âmbito da ação cultural junto das comunidades portuguesas, pela Imprensa Nacional Casa da Moeda em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O prémio é dirigido a portugueses residentes no estrangeiro e a lusodescendentes, e tem como objetivo reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas e, ao mesmo tempo, homenagear a grande figura das letras portuguesas do século XX que foi José Maria Ferreira de Castro (1898-1974).

O júri desta segunda edição do prémio foi presidido pelo académico Carlos Reis, que selecionou a obra “A Parte pelo Todo”, do domínio da Poesia, entre 15 candidaturas provenientes da Alemanha, Bélgica, Colômbia, França, Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá.

O júri do Prémio inclui também a editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes, e a professora universitária Fátima Marinho. O júri destacou na “A Parte pelo Todo” a “representação de um universo pessoal com grande carga de autenticidade, temperada por uma certa contenção e, a espaços, por discretas notações irónicas; configuração de um ritmo poético formulado em versificação de alargada discursividade, episodicamente dotada de um certo impulso narrativo; desenvolvimento de uma imagística muito sugestiva, em sintonia com a evocação de vivências de um quotidiano investido de dimensão poética”.

A galardoada Mónica Vieira-Auer nasceu em Silvalde, Espinho, onde frequentou a Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, assim como a Academia de Música de Espinho. Em 1985 iniciou o curso de Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Alemães, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Mónica Vieira-Auer foi professora de Português no ensino básico e secundário e tradutora numa firma alemã. Em setembro de 1992 passou a viver na Alemanha, tendo lecionado Português Língua Estrangeira em várias universidades da Baviera e em instituições de educação e formação de adultos. Desde 2010 é docente de Português Língua Estrangeira na Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberga.

Para além dos 5 mil euros do valor pecuniário do prémio Mónica VieiraAuer deverá ver, no próximo ano, a publicação do seu trabalho pela editora pública portuguesa, Imprensa Nacional.