Presidente da Comissão Europeia propõe sansões severas à Rússia

Ursula von der Leyen propõe sansões severas à Rússia pelo ataque à Ucrânia. Os sansões incluem “congelar os ativos russos na União Europeia e impedir o acesso dos bancos russos aos mercados financeiros europeus”.

Presidente da Comissão Europeia propõe sansões severas à Rússia
Presidente da Comissão Europeia propõe sansões severas à Rússia, Foto: UE

A Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen classificou de “ataque bárbaro” a agressão da Rússia contra a Ucrânia e referiu que “mais uma vez, no centro da Europa, mulheres, homens e crianças inocentes estão a morrer ou a temer pelas suas vidas.”

Ursula von der Leyen referiu na sua declaração que “o presidente Putin é responsável por trazer a guerra de volta à Europa”, e que “nestas horas sombrias, a União Europeia e o seu povo mantêm-se ao lado da Ucrânia e do seu povo”.

“O alvo da Rússia não é apenas a região de Donbass, o alvo não é apenas a Ucrânia, o alvo é a estabilidade na Europa e toda a ordem pacífica internacional. Por isso, vamos responsabilizar o presidente Putin”, afirmou a responsável da Comissão Europeia.

A Comissão vai apresentar hoje aos “líderes europeus um pacote de sanções maciças e direcionadas”. Um conjunto de sansões que irá “visar setores estratégicos da economia russa, bloqueando o seu acesso a tecnologias e mercados que são essenciais para a Rússia.”

“Iremos enfraquecer a base económica da Rússia e a sua capacidade de modernização. Além disso, iremos congelar os ativos russos na União Europeia e impedir o acesso dos bancos russos aos mercados financeiros europeus. Tal como aconteceu com o primeiro pacote de sanções, estamos estreitamente alinhados com os nossos parceiros e aliados: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, mas também, por exemplo, Japão e Austrália.”