Presidente da M8 Alliance recebe grau de Doutor Honoris Causa pela UC

Detlev Ganten, presidente da M8 Alliance e da Cimeira Mundial de Saúde, recebe grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra. Reconhecimento pelo empenho na integração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra na M8 Alliance.

Presidente da M8 Alliance recebe grau de Doutor Honoris Causa pela UC
Presidente da M8 Alliance recebe grau de Doutor Honoris Causa pela UC. Foto: © WHS

Detlev Ganten, especialista em Farmacologia e Medicina Molecular e uma das maiores autoridades mundiais na área da hipertensão, “foi um aliado decisivo”, para o sucesso da candidatura do consórcio Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC/UC) à integração na M8 Alliance, indicou a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC),

O “apoio entusiástico” de Detlev Ganten foi essencial para que o consórcio CHUC/UC fosse “admitido por unanimidade na M8 Alliance, numa consagração da excelência da Universidade de Coimbra e do seu renome internacional na área do Ensino e da Saúde”.

A FMUC indicou ainda que ao longo do “exigente e complexo processo da candidatura à M8 Alliance, o professor Ganten demonstrou ser um exemplar amigo de Portugal, de Coimbra e da sua Universidade, honrando as relações bilaterais entre a Alemanha e Portugal e cimentando-as na área académica ao mais alto nível”.

Na sequência da proposta apresentada pela Faculdade de Medicina, a Universidade de Coimbra decidiu atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a Detlev Ganten, Presidente da M8 Alliance e da Cimeira Mundial de Saúde.

Detlev Ganten vai receber o grau de Doutor Honoris Causa a 11 de janeiro, numa cerimónia a realizar na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos).

De acordo com nota da Universidade de Coimbra, “José Martins Nunes, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, será o Apresentante, estando os elogios a cargo de Catarina Resende de Oliveira (do Candidato) e Manuel Antunes (do Apresentante), Professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra”.

A M8 Alliance reúne Centros Académicos de Saúde, Universidades e Academias Nacionais, sendo uma rede colaborativa de instituições académicas conhecidas pela excelência educacional e de investigação.

A M8 Alliance tem atualmente 24 membros de 17 países, que estão empenhados em melhorar a saúde global e trabalhar com os decisores políticos e económicos para desenvolver soluções baseadas em ciência para os desafios de saúde em todo o mundo.