Presidente do Conselho Europeu defende tratado internacional sobre pandemias

Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu defendeu na Cimeira Mundial da Saúde a criação de um tratado internacional sobre pandemias, para garantir acesso a dados científicos sólidos, financiamento, vacinas e outras medidas para salvar vidas.

Presidente do Conselho Europeu defende tratado internacional sobre pandemias
Presidente do Conselho Europeu defende tratado internacional sobre pandemias. Foto: UE

A COVID-19 já matou quase cinco milhões de pessoas em todo o mundo e revelou que nenhum país, nem mesmo o mais desenvolvido, estava preparado para tal pandemia. Apesar das muitas previsões dos cientistas, o vírus expôs as lacunas da nossa preparação, referiu Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, na Cimeira Mundial da Saúde.

Charles Michel lembrou que propôs em conjunto com o Secretário-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) a criação de um tratado internacional sobre pandemias. Uma ideia que é apoiada por chefes de Estado e de Governo de muitos países em todo o mundo, mas que há alguns ainda relutantes.

O tratado proposto estabeleceria uma estrutura e regras claras para todos, o que garantiria equidade e inclusão. Também garantiria acesso a informações, financiamento, vacinas e contramedidas, o que aumentaria a capacidade e a resiliência, a todos os níveis, esclareceu Presidente do Conselho Europeu.

“Um instrumento juridicamente vinculativo também seria a base mais eficaz para um sistema internacional de prevenção, vigilância e coleta e intercâmbio de dados científicos”, acrescentou.

“Precisamos criar um ambiente onde cada cientista, trabalhador da saúde e Governo possam unir-se por uma causa comum. Trabalhando juntos para construir novas soluções para proteger o que é mais precioso – nossa saúde e nossas vidas. E é exatamente isso que queremos alcançar com este tratado internacional”.