Previsão do futuro preço do vinho

Investigadores descrevem uma nova abordagem para prever os preços de lançamento de vinhos usando informações sobre o clima e o Liv-ex 100 index. O modelo de previsão foi aplicado aos preços de lançamento (en Primeur) dos vinhos Bordeaux.

Previsão do futuro preço do vinho
Previsão do futuro preço do vinho. Foto: © Rensselaer Polytechnic Institute

Os investigadores, M. Hakan Hekimoglu do Instituto Politécnico Rensselaer, em Troy, New York, e Burak Kazaz, da Faculdade de Administração Whitman da Universidade de Syracuse, New York, elaboraram um estudo, já publicado, que define uma nova abordagem para prever os preços de lançamento dos vinhos Bordeaux (conhecidos como preços en Primeur).

Para a previsão dos preços, os investigadores usam informações meteorológicas e do London International Vintners Exchange (Liv-ex) 100 index. Neste caso, os investigadores concluíram que para os vinhos Bordeaux o preço esperado deverá, em média, ter ligeiro aumento, este ano, para os vinhos vintage de 2017.

Os vinhos Bordeaux são produzidos na região de Bordéus, em França. Uma região que é a segunda maior área de cultivo de vinhos em todo o mundo, com uma produção anual de mais de 700 milhões de garrafas.

A produção de vinhos na região deverá ter tido início por volta do ano 48 a.C, durante a ocupação romana, e hoje possuiu mais de 60 denominações e cerca de 6.600 viticultores.

M. Hakan Hekimoglu referiu: “O nosso objetivo neste estudo é fornecer informação sobre o impacto do clima e as flutuações do mercado nos preços de lançamento de vinhos finos e explicar como os modelos analíticos podem ser usados ​​para determinar e / ou prever esses preços.”

Para o investigador, o estudo vai acrescentar transparência à dinâmica de preços, e isso vai ajudar os produtores de vinho na decisão crítica de determinar o melhor preço a ser cobrado. Este estudo também vai ajudar os compradores, como: armazenistas, distribuidores, proprietários de restaurantes, e colecionadores, sobre a adequação dos preços em en Primeur.