Primeira cimeira UE-Ásia Central leva líderes europeus ao Uzbequistão

Primeira cimeira UE-Ásia Central leva líderes europeus ao Uzbequistão
Primeira cimeira UE-Ásia Central leva líderes europeus ao Uzbequistão. Foto: © UE

Na cimeira UE-Ásia Central, que é organizada pelo Presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, com a participação dos líderes do Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Turcomenistão, agendada para 3 e 4 de abril de 2025, vai também participar o Presidente do Conselho Europeu, António Costa e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O Conselho Europeu considera que a cimeira é uma oportunidade fundamental para a União Europeia (UE) demonstrar o interesse geopolítico em intensificar o envolvimento bilateral e aprimorar a cooperação regional com a Ásia Central. Um momento, que o Conselho Europeu considera ser adequado em face do cenário geopolítico que está em evolução criada pela atual guerra Rússia-Ucrânia, bem como os desenvolvimentos em curso no Afeganistão.

“Vivemos em um mundo de desordem e fragmentação, onde a única solução viável para a UE é construir parcerias mais fortes para promover a paz e a prosperidade. É um mundo multipolar que requer um envolvimento maior e personalizado. A primeira cimeira UE-Ásia Central solidificará o nosso compromisso de trabalhar juntos pela paz, segurança e desenvolvimento sustentável, em total respeito ao direito internacional”, referiu, citado em comunicado, António Costa, presidente do Conselho Europeu.

Durante a cimeira os lideres da UE irão reafirmar o compromisso de ampliar a cooperação em áreas de interesse mútuo, que incluem transporte e conectividade digital na região, mas também nas matérias-primas essenciais, cooperação económica e de segurança e transição energética.

Atualmente a UE é o segundo parceiro comercial da região, bem como o maior investidor, com mais de 40% do investimento na região originário da UE.