Primeira cimeira UE-Egito em Bruxelas reúne líder do Egito e líderes UE

Primeira cimeira UE-Egito em Bruxelas reúne líder do Egito e líderes UE
Primeira cimeira UE-Egito em Bruxelas reúne líder do Egito e líderes UE

A primeira cimeira União Europeia-Egito, reúne em Bruxelas, no dia 22 de outubro de 2025, o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o Presidente do Egito, Abdul Fattah al-Sisi.

O Conselho europeu indicou que a cimeira irá centrar-se nas relações bilaterais e no aprofundamento da parceria política e económica, tal como estabelecido na Parceria Estratégica e Abrangente UE-Egito, com o objetivo de promover a estabilidade, a paz e a prosperidade partilhadas. Os líderes também irão discutir os desafios globais atuais, como no Médio Oriente, a guerra da Rússia contra a Ucrânia, o multilateralismo, o comércio, a migração e a segurança.

“O Egito é um parceiro estratégico para a União Europeia. Os nossos laços de longa data estão enraizados na história, geografia e cultura partilhadas, bem como nos fortes laços entre os nossos povos. A UE valoriza profundamente o papel estabilizador do Egito na região do Médio Oriente e o seu papel de mediador no conflito de Gaza.

A nossa primeira cimeira bilateral será uma excelente oportunidade para aprofundar ainda mais a nossa parceria, cooperar na abordagem dos nossos desafios comuns e explorar todo o potencial da nossa relação”, afirmou: António Costa, Presidente do Conselho Europeu

“Em 2024, a UE era o maior parceiro comercial do Egito, representando 22% do comércio total do país. A UE era também o principal destino das exportações egípcias, com 26,5% do total, e a maior fonte de importações egípcias com 19,9% do total. A Parceria Estratégica pretende reforçar a cooperação entre a UE e o Egito para implementar e explorar plenamente todo o potencial da Zona de Comércio Livre do Acordo de Associação acordado em 2004.