Professores de Santa Maria da Feira recebem formação em cibersegurança

Professores de Santa Maria da Feira começam hoje a receber formação em cibersegurança. Esta formação é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria empresa de cibersegurança Visionware.

Professores de Santa Maria da Feira recebem formação em cibersegurança
Professores de Santa Maria da Feira recebem formação em cibersegurança. Foto: © Rosa Pinto

Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da empresa especializada em cibersegurança, a VisionWare, vai ser dada formação de “Boas Práticas de Cibersegurança” a 126 professores de todos os níveis de ensino, dos nove agrupamentos escolares do concelho que atualmente ministram aulas à distância e em plataformas virtuais.

A formação “Boas Práticas de Cibersegurança” para professores vai realizar-se a partir de hoje em modo e-learning. Trata-se de um projeto único em Portugal, e tem como objetivo dotar os professores de conhecimentos sobre as melhores práticas a adotar para diminuir eventuais riscos de intrusão devido à realização das aulas online, assim como nas tarefas do dia-a-dia em teletrabalho.

“Numa altura em que muitas pessoas se viram obrigadas a trabalhar a partir de casa e dado que o número de ciberataques tem vindo a aumentar, a VisionWare decidiu avançar com este projeto para apoiar com o seu know how professores, pais e alunos”, explicou Bruno Castro, partner da VisionWare e especialista em cibersegurança, e acrescentou que “muitos professores, assim como outros profissionais que atualmente se encontram em teletrabalho, não têm conhecimentos que lhes permitam estar protegidos online e, consequentemente, protegerem as suas organizações e, neste caso, os seus alunos”.

Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira referiu: “Este projeto pioneiro vem reforçar a nossa aposta na área da educação, mostrando que a autarquia está atenta à segurança dos nossos docentes e jovens, neste contexto digital que vivemos. Proteger a comunidade escolar, dotando-a de conhecimento na área da cibersegurança, é essencial para garantir a segurança de todos, perante os desafios que nos têm vindo a ser colocados”.

A formação “Boas Práticas em Cibersegurança” para professores vai realizar-se na plataforma de e-learning da VisionWare e no final os professores recebem certificado de participação.