Programa ‘Acertar o Rumo’ procura 200 candidatos a programadores em JAVA

Programa de reconversão profissional ‘Acertar o Rumo’ da iTGROW procura 200 candidatos a aumentarem o nível de qualificação na área das TI, em especial em Java. A taxa de empregabilidade é superior a 86%.

Programa ‘Acertar o Rumo’ procura 200 candidatos a programadores em JAVA
Programa ‘Acertar o Rumo’ procura 200 candidatos a programadores em JAVA. Foto: DR

A iTGROW, empresa do Banco BPI e da CRITICAL Software dedicada à formação de desenvolvimento de competências na área de informática, em parceria com a Universidade de Coimbra anuncia o lançamento da 6ª edição do programa de formação profissional ‘Acertar o Rumo‘.

Depois do enorme sucesso alcançado nas 5 edições anteriores com 925 candidatos, em que foram selecionados 115 formandos para a fase letiva e no final foi atingida uma taxa de empregabilidade superior a 96%, o ‘Acertar o Rumo’ está agora á procura de 200 candidatos para destes selecionar os melhores 25 para participarem no programa de formação em JAVA.

As candidaturas já estão abertas e vão decorrer até ao dia 11 de setembro de 2018, divididas em duas fases. A primeira fase até dia 17 de julho e a segunda fase de 14 de agosto a 11 de setembro. As candidaturas poderão ser efetuadas através do envio do Curriculum Vitae pelo website do Programa.

Podem candidatar-se todos os indivíduos que acreditem possuir as caraterísticas adequadas para uma carreira na área das Tecnologias de Informação, nomeadamente: curso superior numa qualquer área de formação; boas capacidades de raciocínio lógico, preparação matemática e afinidade/motivação para as tecnologias da informação; boas capacidades de comunicação e de trabalho em equipa; domínio da língua inglesa; maturidade e motivação para cumprir um programa muito exigente; bem como disponibilidade total para frequentar a formação e o estágio.

Bruno Cabral, Professor da Universidade de Coimbra e Coordenador do Programa, afirmou: “Ao arrancar as candidaturas para a 6ª edição, o ‘Acertar o Rumo’ já alcançou objetivos impressionantes! Cerca de uma centena de formandos iniciaram as suas carreiras em TI – alguns já acumularam mais de 3 anos de experiência – e o programa apresenta, continuamente, taxas de sucesso e empregabilidade muito próximas dos 100%. Este programa já provou ser a aposta certa para licenciados de todas as áreas. Contribuiu para jornalistas, arquitetos, designers, engenheiros civis e eletrotécnicos, matemáticos, biólogos, entre outros, iniciarem uma carreira em TI, como programadores.”

Catarina Fonseca, General Manager da itGrow, indicou que o “conceito de requalificação profissional para a área de TI tem-se revelado um sucesso: nas 5 edições anteriores, este programa conseguiu uma taxa de empregabilidade superior a 96% tendo contribuído para responder de forma efetiva à necessidade de recursos qualificados nesta área por parte das empresas. Ano após ano, este programa tem vindo a refinar a sua qualidade e a atingir resultados que superam todas as expetativas iniciais. Resultados de um grande alinhamento do curso com as exigências do mercado e do esforço conjunto de docentes do DEI e de formandos excecionais que decidem fazer esta aposta vencedora.”

O programa destina-se a licenciados nas áreas das engenharias, da física e das matemáticas e que por isso mesmo têm uma preparação académica mais adequada a uma carreira de desenvolvimento na área do software, sendo naturalmente mais aptos para se tornarem técnicos de programação de excelência. São também elegíveis para o programa os candidatos que tenham formação académica de nível superior de base não tecnológica, em áreas como Arquitetura, Jornalismo, Direito, etc, desde que apresentem uma afinidade comprovada com a programação informática e tenham forte motivação para trabalhar na área das TI.

No total o Programa tem a duração de 22 meses, repartidos por um período de 10 meses de formação e por um segundo período de 12 meses de consolidação através de um estágio profissional remunerado e garantido numa empresa com treino on the job no contexto de projetos reais.

Nos dois próximos meses estará em curso a fase de recrutamento e seleção dos jovens que irão integrar a 6ª edição do Programa, através da realização de provas para identificação de candidatos, e da validação conjunta da Universidade de Coimbra mais a iTGrow em formato de entrevista, para se encontrarem os melhores 25 candidatos.

A formação terá um custo total de 2.850 euros a serem pagos no ato de inscrição na fase letiva do Programa. Os formandos têm à sua disposição várias soluções de financiamento à formação a que poderão recorrer para financiar todas, ou parte, das rubricas de custo deste programa como propina, subsistência mensal, portátil e livros. Sendo uma ação desenvolvida em parceria com o IEFP, a frequência, ao contrário de outras ações que frequentem no ensino superior, por exemplo, é reconhecidamente profissionalizante e origina a dispensa das obrigações de procura ativa de emprego, não condicionando a manutenção dos benefícios atuais por parte da segurança social, nem os futuros no âmbito do IEFP, como sejam a integração em programas e medidas de estágio e emprego.

A fase letiva da 6ª edição do ‘Acertar o Rumo’ terá início no dia 24 de setembro de 2018, e estará direcionada para o desenvolvimento em JAVA. A Fase de Consolidação – Estágio remunerado – deverá ter início em julho de 2018.

Além da Universidade de Coimbra e da iTGrow, participarão neste Programa, um relevante conjunto de empresas que acolherão em contexto de estágio profissional os formandos mediante o previamente acordado, garantindo as condições de remuneração de 750 euros brutos e um projeto com contexto propício para o desenvolvimento das competências pretendida, no âmbito técnico, formação e acompanhamento adequados.