Programa das Jornadas Europeias do Património com 1200 iniciativas

Jornadas Europeias do Património 2018 com um programa que envolve mais 1200 iniciativas em 181 concelhos. Com o tema ‘Partilhar Memórias’ a grande festa do Património realiza-se de 28 a 30 de setembro.

Programa das Jornadas Europeias do Património com 1200 iniciativas
Programa das Jornadas Europeias do Património com 1200 iniciativas. Foto: Rosa Pinto

Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) integram as comemorações das Jornadas Europeias do Património 2018 (JEP2018) que decorrem de 28 a 30 de setembro. As jornadas, que este ano tem o tema ‘Partilhar Memórias’, incluem diversas atividades a desenvolver no próprio espaço.

Do programa constam mais de 1200 iniciativas que decorrem em 181 concelhos e envolvem cerca de 600 entidades públicas e privadas. A DGPC prevê que mais de 300 mil pessoas assistam aos eventos programados.

A entrada nos Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC é gratuita no dia 30 de setembro, para todos os visitantes, e nos dia 28 e 29 de setembro para todos os que participem nas iniciativas integradas nas JEP2018.

As Jornadas Europeias do Património é uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, e que se traduz num evento cultural que se estende por toda a Europa e é amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa.

Em Portugal cabe à Direção-Geral do Património Cultural a coordenação, programação e divulgação das JEP a nível nacional, mas também convida anualmente as entidades públicas e privadas a associarem-se às Jornadas.

O ano de 2018 é também o Ano Europeu do Património Cultural

O ano 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural e “as JEP celebram a importância da partilha de memórias, entendida como fator de cidadania, de dignidade e de democracia.” E por toda a Europa as celebrações envolvem festivais, visitas guiadas, workshops, exposições, espetáculos, prolongam-se desde finais de agosto a outubro, consoante os países.