Programação cultural em rede na região Centro recebe apoio de 18,4 milhões de euros

Programa Operacional Centro 2020 aprovou 65 projetos de programação cultural em rede, no montante de 18,4 milhões de euros. A CCDRC pretende a retoma e manutenção das atividades culturais e artísticas para dinamização da economia cultural da região.

Programação cultural em rede na região Centro recebe apoio de 18,4 milhões de euros
Programação cultural em rede na região Centro recebe apoio de 18,4 milhões de euros. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) anuncia que o Programa Operacional Centro 2020 aprovou 65 candidaturas para a programação cultural em rede. O investimento total é de 19,2 milhões de euros e conta com uma comparticipação de fundos europeus de 18,4 milhões de euros.

O montante total já aprovado levou a um reforço de 6,7 milhões de euros face à dotação inicial prevista do aviso de concurso que era de 11,7 milhões de euros.

Estes projetos apresentados e aprovados são considerados como uma resposta para a retoma e manutenção das atividades culturais e artísticas, face aos prejuízos motivados pela suspensão total ou parcial das atividades culturais devido à pandemia de COVID-19.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), referiu: “Este conjunto de aprovações representa um esforço significativo do Programa Regional do Centro, financiando a 100% a realização de eventos e iniciativas culturais. É mais um contributo para que os diversos agentes culturais da região possam ultrapassar os fortes constrangimentos decorrentes da pandemia”.

A CCDRC esclarece que os apoios concedidos destinam-se a investimentos que têm como objetivo promover a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística.

Um investimento para aumentar a atratividade das regiões e a sua dinamização económica, mas também para garantir o acesso à cultura a todos os cidadãos e criar novos públicos.

Estes apoios são destinados a municípios (em rede ou parceria), comunidades intermunicipais, entidades privadas sem fins lucrativos e agentes culturais. Dos 65 projetos aprovados 53 foram apresentados por municípios individualmente.