Projeto do IST selecionado para financiamento pelo Conselho Europeu de Inovação

Projeto de Monitoramento de Radioatividade em Ecossistemas Oceânicos do Instituto Superior Técnico é um dos 18 projetos selecionados pelo projeto-piloto Pathfinder do Conselho Europeu de Inovação. O apoio financeiro é próximo dos 4 milhões euros.

Projeto do IST selecionado para financiamento pelo Conselho Europeu de Inovação
Projeto do IST selecionado para financiamento pelo Conselho Europeu de Inovação

O projeto-piloto Pathfinder do Conselho Europeu de Inovação (CEI) selecionou 18 novos projetos no domínio das transições ecológica e digital na União Europeia. Entre os projetos selecionadas está o projeto de Monitoramento de Radioatividade em Ecossistemas Oceânicos da Associação do Instituto Superior Técnico (IST) para a investigação e desenvolvimento. Um projeto que irá receber cerca de 4 milhões de euros.

Os 18 projetos selecionados de entre 236 propostas vão receber um total 74 milhões de euros. A maioria dos participantes provém de organizações de ensino superior e de investigação e 18% são pequenas e médias empresas.

Além do apoio financeiro, os projetos selecionados irão beneficiar de acesso aos serviços de apoio à aceleração das atividades do CEI e de serviços de mentoria.

Na sequência do êxito da fase-piloto do Pathfinder do CEI (2018-20), espera-se que a iniciativa seja lançada no início do próximo ano no âmbito do Horizonte Europa, o novo programa de investigação e inovação da UE, com um maior financiamento para tecnologias revolucionárias e uma gestão proactiva por parte dos gestores de programas do CEI.